Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Hábitos Saudáveis Conectados em Rede foi tema de roda de conversa do Nasa/CST/Cogepe na 18ª SNCT


13/10/2021

Ascom/Cogepe

Compartilhar:

O Núcleo de Alimentação, Saúde e Ambiente (Nasa/CST) participou do terceiro dia de atividades da 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz, que aconteceu na última quarta-feira (6/10), com o tema: Hábitos Saudáveis Conectados em Rede. A roda de conversa visou demonstrar como a conexão entre consumo de alimentos saudáveis, preparos culinários, sustentabilidade e as práticas de exercício físico contribuem para a prevenção de doenças e promoção da saúde e fez parte das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. 

Débora Oliveira, nutricionista do Nasa, iniciou o evento salientando o conceito de promoção da saúde, que, segundo mencionou, trata-se de um conjunto de estratégias e maneiras de produzir saúde. “A promoção da saúde é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam de forma particular em cada sociedade e em conjunturas específicas, resultando em uma sociedade mais ou menos saudável. Já a saúde, é um conceito que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas”, explicou. 

Bruno Macedo, educador físico do Nasa, destacou as mudanças que as novas regras de convivência com a Covid-19 trouxeram para o ambiente da prática de atividade física. “A obrigatoriedade do uso da máscara na reabertura das academias e retorno das práticas de atividade física presenciais dificultou o aumento da intensidade dos exercícios, por isso, orientamos que as pessoas diminuam um pouco essa intensidade até a adaptação completa ao uso da máscara. Sabemos que seu uso gera um certo desconforto, mas é de extrema importância nesse momento”, ressaltou. 

A íntegra da atividade está disponível no Youtube da 18ª SNCT Fiocruz. Clique aqui e assista

Sobre a SNCT

Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a última edição da SNCT foi marcada pelas demandas da pandemia da Covid-19, o que ocasionou a produção de um evento totalmente on-line. A programação, ressaltou atividades relacionadas ao tema Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira, porém, várias ações foram pautadas pela própria pandemia. Para 2021, o formato virtual foi mantido e o tema nacional da edição foi ’A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta’, levando em consideração o momento atual de enfrentamento à pandemia. 

A programação, que aconteceu entre os dias 4 e 8/10 ao vivo, destacou a importância da transversalidade entre as áreas científicas no enfrentamento à Covid-19, na produção e distribuição de vacinas e na preservação do ambiente e promoção da saúde. Pretende-se, com isso, mostrar a necessidade de um diálogo amplo e diverso para a superação da pandemia. Posteriormente, ao longo do mês, uma série de conteúdos gravados inéditos serão lançados. 

Para mais informações sobre o evento, acesse: http://snct.fiocruz.br/ 

Voltar ao topoVoltar