Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Governo do Ceará cede terreno para instalação de unidade da Fiocruz


13/05/2010

Compartilhar:

Governo do Ceará cede terreno para instalação de unidade da Fiocruz

O Governo do Ceará e a Fiocruz promovem nesta sexta-feira (14/5) o seminário "A Fiocruz e o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde", que será realizado no auditório do Palácio Iracema (Avenida Dr. José Martins Rodrigues 150, bairro de Edson Queiroz), em Fortaleza, a partir das 13h30. No evento, o governo do Ceará fará a entrega de posse do terreno onde a Fiocruz constuirá a sua sede na capital cearense.

Também será assinado um convênio para a realização de um mestrado em saúde da família, organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade do Estado do Ceará (Uece), a Universiade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), as universidades federais do Maranhão (UFMA) e do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Fiocruz. No mesmo evento será instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Saúde. O governador do Ceará, Cid Gomes, e o presidente da Fundação, Paulo Gadelha, estarão presentes.

Inicialmente, a instalação da unidade no Ceará reforça a presença da Fiocruz no Nordeste, onde a Fundação já conta com duas unidades: o Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM/Fiocruz Bahia) e o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz Pernambuco). Destaca-se que o Ceará tem relevante dimensão política e econômica, papel estratégico para o desenvolvimento regional e acumula notórias competências acadêmicas e experiências em saúde pública.

Soma-se a isso o decisivo apoio e manifestação de interesse do governo do estado, com o envolvimento direto do governador Cid Gomes. A instalação de uma unidade no Ceará fortalecerá ainda mais a capacidade do Nordeste de produção científica e tecnológica em saúde. São importantes no Ceará, especialmente para a Fiocruz, o desenvolvimento da Estratégia da Saúde da Família, o estudo de fitofármacos e o desenvolvimento farmacológico.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.
 

Voltar ao topoVoltar