06/05/2013
Gestores da Fiocruz se encontraram com o futuro embaixador do Brasil na Argentina, Everton Vargas, para discutir de que forma as parcerias da Fundação com o país latino-americano podem ser otimizadas. As cooperações contribuem para o fortalecimento institucional além de assumirem relevância política.
Durante a reunião, foram citadas as cooperações que devem ser estabelecidas entre o Brasil e a Argentina na área de saúde pública e enfatizado o fato de que as cooperações já firmadas entre os dois países nas áreas de biotecnologia e saúde fronteiriça devem ser potencializadas.
Um dos exemplos de cooperação entre os países foi a criação do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, nos anos 1980. O centro contou com ajuda da Fiocruz e do Conselho de Desenvolvimento Fronteiriço presidido pelos secretários-gerais dos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países.
O futuro embaixador assegurou que fará contato formal à presidente da Argentina solicitando a criação de um calendário de trabalho para a identificação de possíveis áreas de cooperação com a Fundação.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.