Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fundação promove diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente


02/06/2014

Compartilhar:

A Fiocruz promove neste início de junho diversas atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5/6. No campus de Manguinhos, Rio de Janeiro, a Semana do Meio Ambiente acontece de 3 a 6/6, com programação mais focada na questão do lixo e da reciclagem. Serão discussões voltadas para a coleta do lixo comum e os resíduos da construção civil, a reciclagem de embalagens longa vida, a visita ao aterro sanitário de Seropédica, dentre outras atividades como peças de teatro, corrida e trilhas ecológicas. Veja a programação completa.

A agroecologia também é destaque da Semana, com debates sobre ecologia e agricultura familiar, hortaliças tradicionais etc. Além das atividades que ocorrerão da Tenda da Ciência, a Escola Politécnico Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promove a Feira Agroecológica de Saberes e Sabores. O evento será no pátio da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), onde serão comercializados alimentos saudáveis e produtos da roça e da agricultura urbana. O momento vai oportunizar a troca de saberes, com diferentes expressões da agricultura agroecológica e orgânica. No dia 4/6 a feira terá início às 11h, seguindo até 17h. E no dia 5/6 o evento ocorre das 8h às 15h.

Também na EPSJV, no dia 4/5 será exibido às 9h o filme O veneno está na mesa 2, seguido por uma mesa-redonda com a presença do diretor do documentário, Silvio Tendler, do membro do Grupo de Trabalho de Agrotóxicos da Fiocruz, Luiz Claudio Meirelles, e da representante da Articulação Nacional de Agroecologia, Flávia Londres. O debate será moderado pelo representante da EPSJV André Búrigo.

Brasília

Uma proposta de mudança de hábitos em prol da sustentabilidade foi lançada aos trabalhadores da Fiocruz Brasília, no dia 30/5, durante as comemorações dos 114 anos da Fiocruz, e em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A Campanha de Sustentabilidade e do Consumo Consciente, que prevê a integração de várias áreas, deve movimentar a instituição pelos próximos 12 meses.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar todos os funcionários da Fiocruz Brasília a adotarem hábitos sustentáveis na utilização dos recursos materiais da instituição, relacionados à água, energia, telefone, ar condicionado, papel e copos plásticos, por exemplo, a fim de evitar o desperdício e o consumo de forma irresponsável.

A cada três meses, durante a Campanha, um tema específico será abordado, todos vinculados aos quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo. A iniciativa se valerá de uma série de estratégias que possam garantir a mobilização e o engajamento dos trabalhadores ao longo de toda a ação. Entre elas está a criação da Liga da Sustentabilidade, um grupo formado por quatro trabalhadores de diferentes áreas, que periodicamente percorrerão todas as áreas para orientar e estimular as pessoas a adotarem posturas e práticas sustentáveis.

Além do lançamento da Campanha de Sustentabilidade, também no dia 30/5 a Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), realizou oficinas pedagógicas relacionadas à 7ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) para professores da rede básica de ensino de Palmas (TO).

As oficinas têm o intuito de sensibilizar professores ao diálogo entre a educação e os temas Saúde e Meio Ambiente, além de preparar estes profissionais para auxiliar na produção de seus projetos com os estudantes para a Olimpíada, que podem ser elaborados nas modalidades audiovisual, produção de texto e projeto de ciências.

Amazônia

Pensando em estimular a reflexão sobre a relação entre saúde e ambiente nas cidades, o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) realiza no dia 5/6 uma programação voltada para jovens, adolescentes e público em geral. O evento acontece das 9 às 16h, em sua sede, localizada à Rua Terezina, 476 – Adrianópolis – Manaus/AM.

O evento conta com as palestras educativas Malária na escola, da pesquisadora em Entomologia Claudia Rios, e Desmatamento como fator de risco para doenças, do pesquisador Antônio Marques. Também estará aberta à visitação, das 9 às 16h, a Feira Saúde, Ambiente e Cultura, com a participação do Núcleo de Tecnologias Sociais do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e empreendimentos locais que trabalham fazendo arte e objetos utilitários com material oriundo de reciclagem. Conheça a programação completa.

 

Voltar ao topoVoltar