Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fundação firma parcerias com governos do Piauí e Rio Grande do Norte


16/12/2019

Compartilhar:

 

A Fiocruz ampliou sua atuação na região nordeste do país. Em 9/12, foi celebrado um Protocolo de Intenções com o Governo do Piauí e assinado um termo de cooperação entre a Fundação e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). No dia seguinte (10/12), na sede da Fiocruz Brasília, foi estabelecido um Protocolo de Cooperação com o governo do Rio Grande do Norte.

Rio Grande do Norte

O Protocolo de Cooperação com o governo do Rio Grande do Norte foi celebrado em Brasília, em cerimônia com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. O termo abre possibilidade para acordos por meio dos quais a Fiocruz possa contribuir para o desenvolvimento da saúde no estado.

Nísia disse que a Fiocruz trabalha com a mesma perspectiva da Agenda 2030, da ONU, que adota o lema “ninguém deixado para trás”. Para ela, só se pode pensar desenvolvimento com a inclusão social. Por isso, disse que a instituição tem como uma de suas metas o reforço de seu papel em todos os níveis de governo para reforçar o SUS por meio do sistema ciência, tecnologia e inovação em saúde.

A governadora Fátima Bezerra expressou sua admiração pela Fiocruz e disse que a instituição se alinha à gestão de seu governo no que diz respeito ao compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Agenda 2030. Disse, também, que a parceria com a Fiocruz vai contribuir para a superação dos desafios que o estado do Rio Grande do Norte tem em relação à saúde pública. “A população do Rio Grande do Norte agradece essa parceria tendo em vista a qualidade e o desenvolvimento científico, tecnológico e em educação que a Fiocruz apresenta”, disse.

A assinatura do convênio ocorreu na sede da Fiocruz Brasília e teve a participação da diretora da instituição, Fabiana Damásio; dos assessores da diretoria, Swedenberger Barbosa e Agenor Álvares (ex-ministro da saúde); do coordenador Integração Estratégica, Wagner Martins; do ex-presidente da Fiocruz, Carlos Morel, além de outros membros da diretoria da Fiocruz Brasília. Da equipe da governadora, estiveram presentes o secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo, Fernando Mineiro; e o secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre de Oliveira. Também esteve presente a senadora Zenaide Maia, da bancada do Rio Grande do Norte.

Swedenberger Barbosa, um dos responsáveis pela articulação que favoreceu o Protocolo de Cooperação, abriu a reunião dizendo que a Fiocruz, como instituição centenária, é vinculada a direitos estruturantes da democracia, daí a importância do Protocolo para a elaboração de acordos em diversas áreas.

Nísia Trindade, que entregou à governadora um broche alusivo aos 120 anos da Fiocruz (a serem completados em 2020), lembrou que a data 10 de dezembro marca o dia da Declaração dos Direitos Humanos e que a Fiocruz, ao saudar o governo do Rio Grande do Norte, reafirma seu compromisso com a busca de um país mais justo.

Piauí

A parceria com o governo do Piauí foi celebrada em solenidade realizada no Palácio de Karnak, em Teresina, com o governador Wellington Dias e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. O acordo visa ao desenvolvimento de ações conjuntas na área da saúde, direcionadas para a conquista das metas preconizadas no Plano Plurianual (PPA). “É mais uma parceria importante para o Piauí trabalhar na prevenção e assistência, visando alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o olhar voltado para acompanhar e utilizar a ciência, trabalhando de acordo com a realidade de cada município”, destacou o governador.

Segundo a diretora de Planejamento da Sesapi, Ana Maria Eulálio, ações específicas serão traçadas e, a partir de janeiro de 2020, começarão a ser implementadas. “A Fiocruz contribuirá com a Sesapi, por exemplo, no desenvolvimento de processos de capacitação, na realização de pesquisas e no desenvolvimento de ações locais voltadas para o fortalecimento de territórios sustentáveis, contribuindo de forma significativa para que alcancemos a redução da mortalidade materna e infantil. Esse é o foco do acordo de cooperação, que é consoante com os objetivos estabelecidos no PPA”, disse a gestora.

A Fiocruz já é parceira do Piauí, atuando em áreas como epidemiologia e doenças tropicais, e agora amplia o trabalho por meio do acordo. “Esse momento marca uma nova fase no sentido de realizar um trabalho mais integrado. Estaremos trabalhando, junto à Sesapi, em programas já existentes e identificando as necessidades. Será um conjunto de especializações e qualificações em todas as áreas estratégicas da secretaria. Somos uma instituição federal, mas acreditamos que articular todos os níveis de governo é imprescindível para alcançar os objetivos do Sistema Único de Saúde”, pontuou a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

Textos de Aline Medeiros, Lorenna Costa (Governo do Piauí) e Fiocruz Brasília

 

 

Voltar ao topoVoltar