Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fundação conquista Prêmio e Grande Prêmio de Teses da Capes 2012


18/12/2012

Compartilhar:

Fonte: Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)  e Centro de Pesquisas René Rachou (Fiocruz Minas)

A estudante Caroline Furtado Junqueira, do Laboratório de Imunopatologia da Fiocruz Minas, conquistou o Grande Prêmio Capes de Teses 2012, concedido às três melhores teses do ano. Seu trabalho, intitulado "Clone não patogênico de Trypanosoma cruzi expressando antígeno tumoral como vetor vacinal contra o câncer", foi orientado pelo pesquisador  Ricardo Gazzinelli - do mesmo laboratório - e  recebeu, inicialmente, o Prêmio Capes de Tese na área de Ciências Biológicas II e, em seguida, o Grande Prêmio.

Além de Caroline, outra recém-formada doutora da Fundação também foi premiada: Cristiane França, do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz),  recebeu o Prêmio Capes de Teses 2012 na categoria Ciências Biológicas III, com a tese que discorre sobre duas classes de compostos sintéticos promissores no tratamento da fase aguda da doença de Chagas: as diamidinas e arilimidamidas. O trabalho foi realizado com a orientação da chefe do Laboratório de Biologia Celular, Nazaré Correia Soeiro.

A cerimônia de entrega das premiações ocorreu na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, na quinta-feira (13/12)

Segundo a Capes, foram analisadas 440 teses de doutorado defendidas em 2011, das quais 44 foram selecionadas. Foram concedidas, ainda, menções honrosas a 78 teses - o maior número do gênero na história do Prêmio.

A entrega do prêmio contou com a presença do presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; do representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Antônio Rodrigues Elias; do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; da vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Dora Fix Ventura; e do presidente da Comissão Executiva do Prêmio Capes de Tese e Diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral

Leia mais no site do IOC e no portal da Capes.

Voltar ao topoVoltar