Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fundação celebra 114 anos com diversas atividades no campus Manguinhos

Castelo Mourisco ladeado por mata

21/05/2014

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

Há 114 anos, a Fiocruz surgia com a criação do Instituto Soroterápico Federal, na bucólica Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Inaugurada originalmente para fabricar soros e vacinas contra a peste bubônica, a instituição experimentou, desde então, uma intensa trajetória, que se confunde com o próprio desenvolvimento da saúde pública no país. Hoje, com unidades e escritórios em 11 estados brasileiros, a Fundação apresenta uma forte atuação como suporte ao Ministério da Saúde para o avanço da produção nacional e da inovação em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): ao todo, a instituição produz 63 medicamentos, com previsão de ampliação desse número para 73 até 2015. Somente em 2013, a Fiocruz forneceu mais de 92 milhões de doses de vacinas para o Ministério da Saúde, representando 99,25% do compromisso da instituição com o Programa Nacional de Imunização (PNI) para o ano, sendo a instituição responsável por 7 das 15 vacinas que compõem o calendário de imunização.

Já são mais de 50 pesquisas clínicas em andamento e 43 projetos de desenvolvimento tecnológico na Fiocruz, incluindo a produção de dois novos kits de diagnóstico, um para tuberculose e outro relacionado a produtos oncológicos, em cooperação com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em 2010, as duas principais unidades assistenciais de saúde da Fundação no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (antigo Instituto de Pesquisa Clínica, Ipec), tornaram-se, como o Inca, institutos nacionais, passando a contribuir ainda mais ao auxílio à população.

Este mês, também são comemorados os 15 anos do Museu da Vida, espaço da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) que é referência em divulgação científica. Nestes 15 anos, tem informado e educado em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, através de exposições, oficinas, multimídias, teatro e outras atividades.

Redes e colaborações internacionais

Nos últimos anos, a Fundação ainda tem fortalecido suas atividades como referência nacional na área do controle de qualidade de produtos ofertados à população, atendendo às demandas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no que tange à emissão de pareceres ou normas, avaliação de processos de registro de produtos, e participação em comitês e comissões de políticas voltadas para a qualidade dos produtos. Desde 2011, a instituição tem mantido a ampliação do suporte a demanda por análises de monitoramento vinculadas a programas específicos do SNVS, em especial nas áreas de controle de qualidade de alimentos, análises de controle de sangue e hemoderivados e análises prévias de kits diagnósticos. Em 2013, foram avaliadas mais de 4.500 amostras, contemplando cerca de 28 mil ensaios.

A instituição também possui diversos serviços, inclusive laboratoriais, de referência, como a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, que serve de modelo para diversos países.  No âmbito internacional, a Fundação registra mais de 280 cooperações. Em abril deste ano,  a instituição foi nomeada Centro Colaborador para Saúde Global e Cooperação Sul-Sul da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Durante os próximos quatro anos, a instância vai conduzir atividades focadas em temáticas como Determinantes Sociais da Saúde, a saúde na Agenda do Desenvolvimento Pós-2015 e saúde global e fortalecimento dos sistemas de saúde.

Nos últimos 14 anos, a Fiocruz formou 1.389 doutores e 4.184 mestres – 3.504 no mestrado acadêmico e 680 no profissional. No final de 2013, dois de seus programas alcançaram a nota máxima na Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em 2013, a educação profissional em saúde integrada ao Ensino Médio completou 25 anos, sendo mais de 750 alunos formados em diversas habilitações do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde. No que se trata de divulgação e informação científica, em 2014, o Museu da Vida da Fiocruz, que tem por objetivo informar e educar em ciência, saúde e tecnologia de forma lúdica e criativa, com diversas exposições premiadas, permanentes e itinerantes, completa 15 anos de atividades.

Festividades de aniversário

Com tantas realizações, no próximo dia 25 de maio, inúmeros são os motivos para comemorar o percurso efetuado nesses 114 anos pela Fundação. Para celebrar seu aniversário, a Fundação promove, de 23 a 30/5, a Feira de Saúde do Trabalhador. O evento reunirá uma série de atividades, promovidas pelas unidades técnico-científicas, que vão desde a realização de seminários e apresentações musicais, até o lançamento de prêmios e de livros.

Iniciando as festividades, no dia 23/5 o geneticista e diretor do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), Francis Collins, irá ministrar palestra sobre os avanços e novidades das pesquisas lideradas pelo instituto. No dia 28/5 terá início a Feira Fiocruz Saudável. O espaço reunirá uma série de serviços voltados à prevenção e promoção da saúde do trabalhador, com a aplicação da vacina da gripe, orientações nutricionais, ações de conscientização e combate à exposição ao ruído, atividades de ergonomia, informações sobre o programa de preparação para aposentadoria e sobre prevenção ao tabagismo. A corrida Fiocruz Saudável também ocorrerá neste dia.

O encerramento das festividades será no dia 30, com a realização de três eventos de âmbito internacional: o lançamento do Centro Colaborador da OMS em Saúde Global e Colaboração Sul-Sul; a conferência sobre saúde global e diplomacia em saúde; e apresentação de informe sobre determinantes políticos globais das inequidades em saúde.

Acesse neste link a programação completa.

Voltar ao topoVoltar