Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fórum de TIC reúne profissionais no Campus Manguinhos


10/11/2023

Compartilhar:

 

A Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cogetic) promoveu, nos dias 7 e 8/11, o Fórum TIC 2023.  Foram dois dias de aprendizado, troca de experiências e debates sobre temas fundamentais para os gestores e colaboradores da área. Participaram profissionais de todas as unidades da Fiocruz, reunidos presencialmente no Campus Manguinhos. Na abertura do evento, a diretora-executiva adjunta, Priscila Ferraz, falou dos grandes desafios para o campo da TIC numa instituição de Estado e com atividades tão diversas.

“Estamos dentro uma área que é mais regulada da administração pública e isso nos têm trazido desafios muito importantes para conseguir adquirir, implementar, operar e sustentar as nossas soluções de TIC. As regras têm se tornado cada vez mais restritivas”, avaliou. Ela citou a velocidade dos avanços tecnológicos e os crescentes desafios para a segurança da informação.

Priscila falou da visibilidade alcançada pela Fiocruz, especialmente após a pandemia de Covid-19, e dos papéis exercidos pela Tecnologia da Informação, cada vez mais diversificados. “O processamento de volumes imensos de informação tem permitido que a ciência e a pesquisa avancem de uma forma antes inimaginável. Temos agora nossos profissionais de TIC trabalhando em áreas críticas e finalísticas em saúde”, exemplificou.

Para a diretora-executiva adjunta, eventos como o fórum são fundamentais para reflexão sobre temas estruturantes. Ela citou o encontro com o secretário de Gestão e Inovação do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). “Eles abriram uma frente dentro dessa secretaria para discutir as aplicações da Inteligência Artificial na gestão e na administração pública. A gente um desafio muito grande que é acompanhar os avanços desse mundo. Cada vez mais temos que nos conectar em redes, atuar em parcerias”, afirmou.

  

Desafios

O coordenador-geral de TIC da Fiocruz, Misael Araújo, apresentou um painel das atividades e desafios da área e para a instituição. “Estamos num momento de mudança de paradigma. Até então, a TI tinha esse papel de propor um padrão, uma solução. Agora, nosso usuário atua como um indutor dessas soluções”, afirmou. Ele citou muitas das novas tecnologias e provocou a reflexão: “como a gente, que está no dia a dia, se prepara para ajudar a instituição a alcançar seus objetivos estratégicos?”.

 

Entre os campos em que há necessidade de avançar, Misael citou a Inteligência Artificial e suas variações; armazenamento de dados em nuvens; e plataformas tecnológicas. “Também precisamos aperfeiçoar alguns temas que já trabalhamos, como nosso planejamento estratégico, o aprimoramento do nosso processo de trabalho e serviços de TI, as plataformas, a segurança cibernética, a transformação digital, a segurança de dados, a capacitação e os próprios serviços que oferecemos”, enumerou.

No final, o coordenador-geral avaliou positivamente o evento. “Essa foi a primeira vez que realizamos um Fórum de TIC na Fiocruz e conseguimos reunir 126 profissionais, entre gestores e colaboradores de diversas áreas e diferentes unidades. Foi uma ótima oportunidade de aproximação e interação dos profissionais”, afirmou. “Além das apresentações, que cobriram temas variados, também foram realizados importantes debates e reflexões sobre o cenário atual de TIC na Fiocruz e as novas oportunidades e perspectivas para os próximos anos”, resumiu.

 

Programação

A agenda do Fórum de TIC 2023 foi extensa, com dois dias de trabalho nos auditórios da Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPJV), no dia 7/11, e no Auditório de Bio-Manguinhos, no Pavilhão Rocha Lima, em 8/11. Depois da abertura com a diretora-executiva adjunta Priscila Ferraz, e o coordenador-geral de Tecnologia da Informação e Comunicação, Misael Araújo, o coordenador de Planejamento Estratégico, Ricardo Godoi, falou sobre Transformação Digital na Fiocruz. Em seguida, Thiago Parente (VPPCB) fez uma apresentação sobre Plataforma de Bioinformática.

À tarde, as palestras foram Planejamento Institucional, com Fábio Lamin (Cogeplan); Planejamento de TIC, com Diogo Moreira (Cogetic); Processos de ITIL, com Eliane Alves (Cogetic); e Nuvem Fiocruz, com Thiago Carelli (Cogetic). A manhã do dia seguinte começou com a apresentação API's Gov.BR e Login Único, com Pedro Erthal e Paulo Cortez (Cogetic); Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas da Fiocruz, com Jean Ngomo (Cogetic); e Segurança da Informação: Ações, perspectivas e projetos, com Tharcísio Mendonça (Cogetic).

A manhã continuou com as palestras Estratégia de sustentação e provimento da infraestrutura computacional, com Fernanda Mota (Bio-Manguinhos); e Política de Impressão Fiocruz, com Fernando Speich (Cogetic). À tarde, duas apresentações: Proteção de Dados, com a encarregada de Dados Laiza Assumpção; e Habilitando inovação com a nova inteligência Artificial, com Fabiana Loureiro e Thiago Santanna (Microsoft).

Fotos: Peter Ilicciev

Voltar ao topoVoltar