Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fortalecimento do ensino é tema de seminário na Ensp (18/10)


14/10/2022

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), por meio do seu Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), realizará, a partir da próxima terça-feira, dia 18 de outubro, o seminário Fortalecimento do ensino LSQP em tempos de crises e transformações. A primeira mesa, às 14h, terá como tema Desafios e oportunidades para a internacionalização do ensino em saúde coletiva: a especificidade da formação em nível de lato sensu. Mais cedo, às 9h, haverá uma apresentação sobre tradição e inovação no papel do Daps/Ensp na formação LSQP. O seminário terá abertura às 9h e transmissão ao vivo pelo Canal da Ensp, no Youtube. 

A segunda mesa será realizada no dia seguinte, 19 de outubro, às 9h, com o tema Mundo em transformação, sentidos e estratégias da formação em saúde. No mesmo dia, às 14h, haverá uma roda de conversa intitulada Formação em saúde: ampliando o diálogo com a sociedade e novas estratégias de ensino. O encerramento da série de debates será no dia 26 de outubro, às 9h, com a mesa Desafios da formação lato sensu em saúde diante das transformações do mercado de trabalho e da política, do planejamento e da gestão do SUS. Confira a programação completa, com os nomes dos palestrantes, ao fim da matéria.

O seminário tem como objetivo discutir questões estratégicas para fortalecimento do ensino lato sensu na área de política, planejamento e gestão em saúde, com possibilidades de ampliação e diversificação da oferta de cursos. A ideia é, com isso, responder às demandas da sociedade, de sistemas e serviços de saúde, num momento de crise e mudanças profundas. A iniciativa se alinha ao papel histórico do Daps/Ensp na formação lato sensu e qualificação profissional. Justamente para reforçar esse aspecto, haverá uma apresentação, no primeiro dia, sobre a história do departamento e sua atuação hoje em dia.

A chefe do Daps/Ensp, Mariana Albuquerque, explica que, para o fortalecimento do lato sensu, que é uma das principais funções da Escola, é necessário um diálogo interno e externo, especialmente a partir da pandemia de Covid-19 e da valorização do Sistema Único de Saúde (SUS) pela sociedade. “Por isso, o seminário trará pessoas de outras instituições, que atuam na formação em saúde e no lato sensu, e também colegas da Fiocruz e da própria Ensp, que vão compartilhar as experiências de atualização e fortalecimento do lato neste momento”, afirmou.

A pesquisadora destacou também a participação de movimentos sociais: “Teremos roda de conversa com a presença de diferentes movimentos que estão participando ativamente da discussão sobre a saúde e o SUS, para além da pandemia”. O diálogo ampliado é importante para a reflexão sobre os sentidos e as estratégias da formação em saúde nos próximos anos.

Programação - abertura e mesa 1

Programação - mesa 2 e roda de conversa

Programação - mesa 3

Voltar ao topoVoltar