Início do conteúdo

Formação de Captação de Recursos recebe 1.447 inscritos

20/09/2021

Clarisse Court (Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz)

Compartilhar:

Com início no mês de setembro, a primeira turma de Formação de Captação de Recursos da Fiocruz superou as expectativas. O novo grupo chegou ao número de 1.447 inscritos, com candidatos atuantes em universidades, centros de pesquisa, secretarias governamentais e organizações da sociedade civil de todas as regiões do Brasil. Realizada pelo Escritório de Captação da Fiocruz (EC/Fiocruz) em parceria com a Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC), a Formação finaliza a etapa seletiva com a convocação de 30 candidatos, de diferentes áreas e localidades, mas em busca de um mesmo propósito: profissionalizar e aperfeiçoar o trabalho de captação de recursos em sem fins lucrativos, de interesse público e instituições públicas.

O número expressivo de inscritos corrobora a relevância do tema nesse momento, em especial no Brasil, e a importância da Fiocruz no setor. Mais uma vez, a Fundação reforça o pioneirismo ao lançar uma ação desse porte, gratuita e que, acima de tudo, visa fortalecer outras organizações do país disseminando boas práticas de gestão, transparência e sustentabilidade.

“Nos últimos anos, a Fiocruz acumulou grande experiência na construção de parcerias por meio do seu Escritório de Captação de Recursos. Uma ação piloto, iniciada em 2006, e que se consolidou com uma bem-sucedida experiência institucional. De lá para cá, foram centenas de projetos viabilizados através de diferentes formas de captação. Era o nosso desejo compartilhar com outras organizações os aprendizados institucionais que tivemos ao longo dos anos, colaborando assim como o fortalecimento de um modelo de captação feito de maneira institucional e profissional. Para isto, convidamos também um grupo de professores com grande vivência prática de captação, elaboração de projetos e avaliação, o que torna esta Formação ainda mais rica”, afirma Luis Donadio, gerente do Escritório de Captação da Fiocruz.  

A Formação de Captação é uma ação do projeto Cultura em Manguinhos e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Halliburton, Domingues e Pinho Contadores, do Concremat Engenharia e Grupo Seres, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. É idealizada pelo Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, com a gestão da SPCOC e apoio da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz

Desde 2008, o EC/Fiocruz, ligado à Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VGPDI/Fiocruz), atua com foco na construção de parcerias para projetos das diferentes unidades da Fiocruz. Em pouco mais de uma década, já mobilizou cerca de R$ 650 milhões em mais de 200 diferentes parcerias.

Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz 

A SPCOC é uma associação que há 35 anos contribui para equilibrar as ofertas culturais em regiões periféricas do país, por meio da realização e gestão de projetos gratuitos. Desde o seu surgimento, com apoio de parceiros estratégicos, a SPCOC já executou centenas de projetos como, congressos, seminários, exposições, publicações, restauros, edificações, produções audiovisuais, espetáculos teatrais, equipamentos culturais e programas itinerantes.

Voltar ao topoVoltar