Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

FioPromoS promove evento sobre ações territorializadas e de base comunitária para o enfrentamento da Covid-19


17/01/2022

Comunicação VPPCB

Compartilhar:

O último evento de 2021 promovido pelo Programa Translacional de Promoção da Saúde –  FioPromoS, debateu a temática “Fiocruz e Promoção da Saúde: ações territorializadas e de base comunitária para o enfrentamento da Covid-19”. O encontro, transmitido ao vivo Pelo YouTube,  reuniu na mesa de abertura e boas-vindas a coordenação do Fio-PromoS, Luciana Garzoni, Antônio Henrique Morais e  Wagner Martins, além das presenças do Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Hermano Castro , Marco Menezes – Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP)  e Wim Degrave – Coordenador dos Programas de Pesquisa Translacionais (PPT), representando a VPPCB. O objetivo da ação do Programa foi dar visibilidade aos trabalhos que aFiocruz realizou junto com os territórios em situação de vulnerabilidade para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. 17 apresentações ficarão disponíveis posteriormente para acesso em documento.

Na abertura, Hermano destacou a trajetória do FioPromoS e sinalizou a “conclusão do Congresso Interno da Fiocruz e durante todas as discussões a questão das ações territorializadas foram consideradas nas atividades Fiocruz.” O vice-presidente ainda refletiu sobre “crise sanitária que passou a acontecer durante a pandemia de Covid-19 e agora é um desafio em como vamos incorporar as transformações que foram aceleradas nesse contexto tão conturbado. Vale a pena o FioPromoS se debruçar em como vamos atender tudo que foi decidido e a cooperação que será feita,” concluiu Hermano.

Marco Menezes, que na implementação do FioPromoS era o vice-presidente na VPAAPS, ressaltou como é importante destacar o trabalho da Rede FioPromoS durante a pandemia e “como houve dedicação em combater as fake News e fortalecer ação estratégica que existe no programa. Esse ano de 2021 foi muito difícil e conseguimos chegar a uma nova etapa e a intensa programação de hoje passa por muitas áreas do Brasil e a marca que foi discutida no Congresso Interno que é a defesa das instituições públicas, pois defender as instituições é defender a democracia. O diálogo com a sociedade é essencial e o FioPromoS faz esse trabalho na prática com os territórios, de forma alinhada às teses e diretrizes do Congresso Interno da Fiocruz e que são aprofundadas com aplicação junto com a sociedade. Essa discussão das tecnologias sociais para que isso seja implementado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Wim Degrave, em nome do Rodrigo Correa agradeceu a equipe e sinalizou que “a promoção da saúde está em toda emergência em saúde e está no enfrentamento em todos os níveis no combate aos agravos. O Programa Inova, por exemplo, fortalece projetos nas mais diversas áreas e tecnologias para levar soluções para a população. É importante abrir esse espaço como acontece no Inova Territórios.”

Luciana Garzoni apresentou as principais ações do Programa e valorizou a integração de toda rede com agentes da sociedade, explicando a importância de realizar esse encontro virtual e tornar público os trabalhos desenvolvidos. A ideia é produzir uma publicação institucional com as experiências apresentadas no evento e realizar uma segunda edição em  2022 com as experiências que ainda foram apresentadas nessa primeira edição.

Antonio Moraes Neto destaca que a luta não é apenas da Fiocruz, mas “também de Instituições parceiras na Covid-19”. Para Wagner Martins, é necessário refletir sobre a força do SUS e manter o foco para não perdermos o trabalho alcançado na pandemia. “A atuação articulada precisa ocorrer e fica mais claro que a atenção primária é um instrumento que tem que ser estimulado. A Fiocruz tem um papel importante em atuar com atores locais no território para que seja possível enfrentar essa crise”.

O próximo encontro da Rede FioPromoS será no segundo semestre de 2022.

Voltar ao topoVoltar