Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz vence três categorias no Prêmio Capes-Elsevier 2022


30/11/2022

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)*

Compartilhar:

A Fiocruz foi uma das vencedoras da sexta edição do Prêmio Capes-Elsevier 2022, anunciado na noite de terça-feira (29/11), em Brasília, que reconheceu 13 instituições de ensino e pesquisa por sua produção e contribuição nacional. A Fiocruz foi contemplada em três categorias: Produção científica citada em políticas públicas; Contribuição para pesquisa de Covid-19; e Impacto da colaboração internacional.

Para representar a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, esteve na cerimônia e afirmou que "essa premiação é, sem dúvida, fruto do trabalho coletivo dos nossos milhares de trabalhadores, das unidades da Fiocruz em todo o país". Cristiani destacou que a prêmio é significativo ao reconhecer o compromisso institucional em trabalhar de forma cooperativa e aumentar a presença da ciência brasileira no cenário global; em dar respostas à sociedade em cenários de estabilidade ou de crise, como o da pandemia de Covid-19; e em produzir conhecimento relevante para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde como direito de todos.


Montagem: Telmo Ximenes
 

 

Critérios de seleção do Prêmio Capes-Elsevier 2022

Os vencedores foram selecionados a partir de indicadores de produção científica extraídos da ferramenta SciVal, da Elsevier, que oferece acesso rápido e fácil aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 países de todo o mundo. A metodologia englobou diferentes combinações de indicadores para cada categoria, no período de 2017 a 2021, e norteou-se pelo manual Research Metrics Guide Book. O objetivo também foi utilizar indicadores ponderados por disciplina, para garantir uma avaliação mais equilibrada.

Foram consideradas para análise instituições com mais de duas mil publicações no período (2017-2021). Além disso, para a avaliação, foi considerada a porcentagem no indicador selecionado, ao invés do valor absoluto. A exceção à regra foi a categoria Contribuição para a pesquisa de Covid-19, para a qual a quantidade total de citações foi utilizada como um dos critérios de seleção.  

Conheça os indicadores utilizados em cada uma das categorias em que a Fiocruz foi contemplada:

Categoria Impacto da colaboração internacional
Indicador: porcentagem de artigos em colaboração internacional e impacto da colaboração internacional (quantidade de citações para os artigos em colaboração internacional).

Contribuição para a pesquisa de Covid-19
Indicador: quantidade de artigos relacionados ao tema Covid-19 e média do impacto ponderado das citações (Fiel-Weighted Citation Impact) desses artigos.

Produção científica citada em políticas públicas
Indicador: Porcentagem de artigos que foram citados em alguma política pública local, nacional ou internacional.

Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma Fundação, vinculada ao Ministério da Educação, responsável pelo sistema de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil. Ela fomenta, avalia e regula a pós-graduação no país, estabelecendo critérios que norteiam as instituições de ensino e pesquisa na busca por um padrão de excelência. As políticas da Fundação são tomadas sempre após ampla consulta ao meio acadêmico por meio de órgãos colegiados e comissões de avaliação, formadas por pesquisadores qualificados, indicados pelos programas de pós-graduação e associações científicas.

A Coordenação dispõe do Portal de Periódicos da Capes, que é um dos maiores acervos científicos virtuais do mundo, e reúne e disponibiliza conhecimento científico de alta qualidade, assinado junto a editores e sociedades científicas internacionais para professores, pesquisadores, funcionários e alunos das instituições participantes. São mais de 40 mil títulos com texto completo, 74 bases referenciais, dez bases exclusivas para patentes, mais de 280 mil documentos eletrônicos, além de normas técnicas, enciclopédias, estatísticas e conteúdo audiovisual. O Portal ainda oferece conteúdo gratuito selecionado, como bases de livre acesso, periódicos nacionais com boa classificação no Programa Qualis-Capes, além dos  resumos de teses e dissertações defendidas no país desde 1987. 

Elsevier

Como líder global em informações e análises, a Elsevier ajuda pesquisadores e profissionais de saúde a avançarem na ciência e melhorarem os resultados de saúde para o benefício da sociedade. Ela faz isso facilitando insights e tomadas de decisões críticas para clientes em todos os ecossistemas globais de pesquisa e saúde. Em tudo que publicam, mantêm os mais altos padrões de qualidade e integridade e trazem esse mesmo rigor às soluções de análise de informações para os pesquisadores, os profissionais de saúde, as instituições e os financiadores.

A Elsevier apoia o trabalho de parceiros de pesquisa e saúde há mais de 140 anos. Cresce a partir das próprias raízes na publicação, oferecendo conhecimento e análises valiosas que ajudam os usuários a fazer avanços e impulsionar o progresso social. Soluções digitais como ScienceDirect, Scopus, SciVal, ClinicalKey e Sherpath apoiam o gerenciamento estratégico de pesquisa, desempenho de P&D, suporte a decisões clínicas e educação em saúde. Pesquisadores e profissionais de saúde contam com mais de 2.700 periódicos digitalizados, incluindo The Lancet e Cell; são mais de 43 mil títulos de e-books; e obras de referência icônicas.

*com informações de Dedicata Assessoria & Conteúdo.

Voltar ao topoVoltar