Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz-SP recebe visita da Cogic para conhecer instalações e projetos futuros


15/06/2023

Lídia Mattos (Fiocruz-SP)

Compartilhar:

O Escritório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Estado de São Paulo recebeu pela primeira vez, nesta quarta-feira (14/6), a visita da Coordenação Geral de Infraestrutura (Cogic) da Fiocruz Campus Sede, do Rio de Janeiro, para conhecer o local onde está instalado o escritório e a Plataforma Bi Institucional de Pesquisa em Medicina Translacional. 

O grupo conheceu um pouco mais sobre a história e os trabalhos de atuação feitos pelo escritório ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito às respostas ao combate à pandemia da Covid-19 e ao planejamento de desenvolvimento futuro da fundação no Estado.

Segundo Rodrigo Stabeli, coordenador da Fiocruz São Paulo, a inserção da Fiocruz em uma região do Estado de SP extremamente produtiva seja cientificamente ou no campo de inovação em saúde reafirma a  importância da Fiocruz  no contexto da saúde e no seu compromisso de contribuir para o avanço de  ecossistemas científicos, tecnológico e produtivos do país, como é o caso do ecossistema de inovação em saúde de Ribeirão Preto.

“Os desafios para a Saúde do País passam também pelos caminhos da infraestrutura física institucional e como ela dialoga com os trabalhadores e com a sociedade. Sendo a USP uma instituição que tem vários campi que vivenciam  várias realidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, a troca de experiências entre as equipes de engenharia das duas instituições pode ser muito alvissareira.  A Cogic pode beber muito dessa água que a USP tem para  oferecer e vice e versa. Da mesma forma o Supera Parque Tecnológico, com toda sua dinâmica de administração de empresas que estão voltadas para inovação em saúde".

A visita marca a troca de intercâmbio entre instituições importantes no contexto nacional, bem como o  processo de planejamento e futura expansão das ações da Fiocruz no Estado de  São Paulo. 

Para a coordenadora geral de infraestrutura dos Campi, Ana Beatriz Cuzzatti, a Fiocruz São Paulo é formada por uma contribuição singular que traz um DNA movido por desafios frente à complexidade tecnológica apresentada para a oferta de saúde para a população brasileira. 

“A Fiocruz São Paulo tem uma infraestrutura bem colocada onde pra gente serve de crescimento, integração e de troca com uma instituição do porte da USP. Para nós, essa colaboração, implantação e projeto da Fiocruz aqui no Estado, até esse processo de sinergia, são fundamentais para que a gente faça a infraestrutura da Fiocruz da melhor maneira possível", diz Cuzzatti.

 

Voltar ao topoVoltar