Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz sedia seminário Comunicação, Cultura e Democracia em Manguinhos, nesta quinta (28/8)


27/08/2014

Fonte: CCS/Fiocruz

Compartilhar:

O Complexo de Manguinhos, com sua efervescente dinâmica social, vive uma luta constante para que seus habitantes consigam exercer a cidadania a partir de seus territórios de moradia e trabalho. A participação social e a comunicação são fundamentais neste processo. Assim, para discutir e dar continuidade às diversas iniciativas culturais em desenvolvimento nas comunidades, a Fiocruz, que está instalada de forma estratégica neste cenário, vai promover no dia 28/8 o Seminário Comunicação, Cultura e Democracia, das 14h às 17h, no Salão Internacional da Escola nacional de Saúde Pública (Ensp).

O evento objetiva possibilitar um aprofundamento no debate teórico e conceitual em torno dos temas de Comunicação, Cultura e Democracia, a partir do contexto de vulnerabilidades vivenciado pelos habitantes de Manguinhos, sobretudo do ponto de vista dos direitos humanos, além de investir no fortalecimento da relação institucional entre Fiocruz e Complexo de Manguinhos, de modo a ampliar a capacidade de interlocução entre poder público e sociedade civil. Com o Seminário, a visibilidade de algumas importantes iniciativas estará em questão: a criação da Agência de Comunicação Comunitária, o Mapeamento Participativo e a Web Rádio Manguinhos.

O Seminário tem como público-alvo a população residente das comunidades que compõem o Complexo de Manguinhos, além das organizações locais, dos agentes do poder público e profissionais de instituições parceiras. Para as exposições foram convidados o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Umberto Trigueiros; o assessor da Agência de Comunicação Comunitária de Manguinhos, Alex Vargas; o coordenador do Ecomuseu de Manguinhos – Rede CCAP, Felipe Eugênio; e a presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), Eduarda la Rocque.

Voltar ao topoVoltar