Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Saudável lança material de divulgação


30/09/2021

Ascom/Cogepe

Compartilhar:

Disseminar suas ações e informar sobre os serviços disponibilizados à comunidade Fiocruz. Estes são os principais objetivos do folder do Programa Fiocruz Saudável, um portfólio em formato PDF, contendo seus serviços, programas e iniciativas. O Fiocruz Saudável surgiu da necessidade de se definir um programa institucional que incorporasse as dimensões laborais e ambientais às práticas da pesquisa, ensino, serviço e desenvolvimento tecnológico da instituição, integrando ações em saúde do trabalhador, biossegurança e gestão ambiental. Integração que tem sido estratégica para a sustentação do programa. O folder com as 18 metas do Fiocruz Saudável será amplamente divulgado pelos canais de comunicação interna da instituição. Clique aqui e acesse o documento.

“O Fiocruz Saudável visa assegurar a promoção da saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras da instituição, por meio de projetos e ações participativas, inclusivas, diversas e transversais, a fim de promover condições saudáveis, seguras e sustentáveis no trabalho”, salientou Marisa Augusta de Oliveira, atual coordenadora técnica do Programa. Além da promoção à saúde, os projetos possibilitam a diminuição de riscos e a redução do impacto ambiental gerado pelas atividades da instituição, buscando contribuir para o desenvolvimento institucional, de modo que a Fiocruz, enquanto instituição pública estratégica para o fortalecimento da ciência e da saúde pública no país, continue avançando em sua missão, especialmente diante do cenário da maior crise sanitária desse século, provocada pela pandemia da Covid-19. 

Para Sônia Gertner, que atuou na coordenação do programa até agosto de 2021, este o folder foi idealizado com o propósito de ampliar a disseminação dos serviços oferecidos à comunidade Fiocruz. “É muito importante que as ações do Fiocruz Saudável sejam apropriadas pelos trabalhadores, conhecendo-as e participando de seu desenvolvimento, seja na promoção da saúde, na busca por um ambiente mais seguro e saudável, ou no compromisso com a sustentabilidade ambiental da instituição. Considero um patrimônio e um orgulho para a Fiocruz, a existência e permanência de um programa como esse”, enfatizou.

Desde que foi criado, na década de 1990, o Fiocruz Saudável passou por várias coordenações, sendo considerado uma inovação na política institucional, sempre contando com o apoio da Presidência. “O programa mantém como principal desafio a promoção e manutenção da condição de instituição saudável e ambientalmente sustentável. E a divulgação das várias ações implementadas, que fazem parte da estratégia hoje em vigor, possibilitará aos que ainda não se envolveram que possam fazê-lo e inclusive articularem novas ideias”, destacou Sônia Gertner. 

Voltar ao topoVoltar