Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz reuniu parceiros LAC para ações em doenças infecciosas


07/07/2023

Luisa Picanço (Vpeic/Fiocruz)

Compartilhar:

Em visita à Fiocruz (15/6), um grupo de pesquisadores de cinco países diferentes da América Latina e do Caribe que participam de um projeto da Fundação em conjunto com a The Global Health Network (TGHN/Universidade de Oxford) se reuniu para tratar dos objetivos de expansão da rede na região e do fortalecimento do ambiente de pesquisa em saúde e ciência de dados na área de doenças infecciosas. A intenção foi debater um plano de trabalho, discutir a governança do projeto e estabelecer parcerias com outros pesquisadores da Fiocruz. 

Grupo debateu debater um plano de trabalho, discutiu a governança do projeto e estabeleceu parcerias com outros pesquisadores da Fiocruz (foto: Peter Ilicciev)

 

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), Cristiani Machado; a coordenadora de informação e comunicação, Vanessa Jorge; e a coordenadora executiva de projetos do Hub da Fiocruz pela TGHN, Flávia Bueno, reuniram-se com a comitiva composta pela líder regional da TGHN LAC, Mercedes Rumi e pelos pesquisadores, Ezequiel García e Fernando Rubinstein, ambos do Instituto de Efetividade Clínica e Sanitária (IESC/Argentina), Jackeline Alger do Instituto Antonio Vidal (Honduras), Javier Bustos da Universidade Peruana Cayetano Heredia (UPCH/Peru), Júlio Canário da Fundação Etikos (República Dominicana) e Lyda Osorio da Universidade do Valle (Colômbia). 

Cristiani Machado destacou a importância da reunião para a construção do trabalho colaborativo. “A partir deste encontro, cada instituição pode desenvolver habilidades dentro das áreas sugeridas do projeto e vamos avançar no plano de trabalho”, disse a vice-presidente.

Para Jackeline Alger, a reunião foi produtiva para a comitiva de Honduras. Ela explica que a atividade estava programada há muitas semanas e que a equipe tinha expectativas de como poderia se dividir porque três pessoas do país vieram ao Brasil. “A verdade é que estamos muito felizes, o desenvolvimento superou as expectativas que tínhamos,” explicou a investigadora.

O médico e pesquisador Fernando Rubinstein ressaltou que gostaria de ter explorado mais as atividades conjuntas. “Especialmente na discussão de atividades, áreas de interesse e no projeto de como as instituições vão trabalhar juntos. Estou também muito interessado em pensar como a gente vai juntar as vontades de diferentes instituições para preparar atividades que possam ser oferecidas para qualquer pessoa de Latino América”, comentou o médico.

Encontros bilaterais e cooperação sul-sul

Para a maior parte dos participantes, a Fiocruz ainda era uma instituição pouco conhecida em sua dimensão e durante a tarde foi possível estreitar relações entre os convidados e pesquisadores renomados da Fundação, em temas de interesse. A ideia era promover colaborações em temas específicos das áreas de educação e ciência de dados.

A pesquisadora da Colômbia, Lyda Osório, destacou a oportunidade da visita em estreitar relações profissionais. “Tínhamos o objetivo de trabalhar juntos para nos conhecermos melhor, os investigadores principais de cada país”, falou a especialista. Ela também explicou que vir ao Rio de Janeiro facilitou o entendimento do tamanho da Fiocruz. “Foi possível identificar os aspectos em que é possível interatuar para conhecermos as responsabilidades e interesses de cada país do projeto”, comentou Lyda.

Após a visita da manhã, uma representante da Wellcome Trust, Emma Maynard, juntou-se ao grupo, que apresentou a estrutura do projeto e os avanços até o momento. Na parte da tarde, os grupos se dividiram para conhecerem pesquisadores e gestores da Fiocruz que têm temas referentes aos trabalhos desenvolvidos pelos integrantes da comitiva. Os temas de Políticas Públicas, Educação, Parasitologia e Pesquisa Clínica, Ética e Qualidade foram discutidos nas reuniões de trabalho.

Possibilidade de parceria do Brasil e Peru 

Javier Bustos explicou como o encontro foi produtivo para o Peru e o Brasil. “Já tinha ouvido falar muito da Fiocruz e foi impressionante ver as possiblidades de treinamento e de pesquisa que a instituição tem. Foi tão produtivo que na área que eu pesquiso, de cisticercose, já temos a intenção de um intercâmbio de pesquisadores. Vai ser uma colaboração sul-sul muito interessante”, disse o pesquisador.

Quem também entendeu o encontro como uma oportunidade de troca entre a América Latina e o Caribe foi o pesquisador Júlio Canário da República Dominicana. “Vi aqui uma oportunidade de nos aproximarmos da experiência de trabalho de pesquisadores da Fiocruz e vermos caminhos e rotas para uma maior colaboração cientifica com nosso país”, finalizou o especialista.

O encontro dos pesquisadores principais do projeto precedeu um worskhop da Wellcome Trust sobre prioridades de financiamento em doenças infecciosas na região, organizado pela TGHN e com apoio da Fiocruz. Este, fez parte de uma série de três encontros regionais da América Latina, Ásia e África para debater o tema e subsidiar a tomada de decisões na agência.

Voltar ao topoVoltar