Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz recebe apoio para realizar pesquisa de desenvolvimento de novo teste rápido


16/03/2023

Aryanne Valenzuela/Escritório de Captação de Recursos Fiocruz

Compartilhar:

A Fiocruz recebe apoio do Instituto Votorantim para realizar pesquisa para o desenvolvimento de um novo teste rápido para o diagnóstico da Covid-19, baseado em RT-LAMP, com menor custo e mais sensível na detecção do vírus. A pesquisa está sendo desenvolvida pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen PE) e pela Universidade Federal de Viçosa, com a coordenação do pesquisador da Fiocruz Lindomar José Pena. Iniciada em agosto de 2022, será finalizada em abril deste ano.

De acordo com o pesquisador, o RT-LAMP tem aplicações potenciais para o diagnóstico clínico e vigilância de doenças infecciosas em países em desenvolvimento. “A técnica de amplificação mediada por circuito isotérmico é uma ferramenta promissora que permite o diagnóstico rápido, simples e prático de vários patógenos, incluindo o novo coronavírus”, informa.

A tecnologia faz parte do Portfólio de Inovação da Fiocruz, iniciativa que reúne em um único lugar projetos desenvolvidos pela Fundação com alto potencial inovador. Com o objetivo de alavancar esse projeto, a articulação da Coordenação de Gestão Tecnológica da Fiocruz (Gestec/VPPIS) com o Escritório de Captação de Recursos (EC/Fiocruz) foi crucial para acelerar a busca de parceiros dispostos a investir no desenvolvimento de uma nova tecnologia, segundo Carla Maia Einsiedler, coordenadora da Gestec. “Esse é o primeiro caso de sucesso da estratégia de atuação conjunta dessas instâncias institucionais, que pretende seguir obtendo resultados positivos para outros projetos do Portfolio, contribuindo com o objetivo de disponibilizar à sociedade novas soluções e tecnologias em saúde,” afirma.

Não é a primeira vez que o Instituto Votorantim apoia um projeto da Fiocruz. A parceria iniciou no programa Unidos Contra a Covid-19 e, desde então, o Instituto tem apoiado outros projetos de pesquisa. “Graças ao apoio tivemos importantes avanços que impactam positivamente a saúde da população brasileira”, comenta o coordenador de Parcerias com Empresas do EC, Fabio Sacramento.

No programa Unidos Contra a Covid-19, o Instituto Votorantim apoiou, além de pesquisas, a adequação do parque fabril de Bio-Manguinhos e na aquisição dos equipamentos necessários à absorção total da tecnologia para produção do IFA, insumo necessário para a fabricação de vacinas.
 

Voltar ao topoVoltar