Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz realizará inquérito sorológico para Covid-19 na comunidade interna


25/06/2020

Pamela Lang (CCS)*

Compartilhar:

A Fiocruz realizará um grande levantamento epidemiológico da Covid-19 com seus trabalhadores de diversos vínculos e estudantes em atividades presenciais utilizando o teste sorológico, chamado também de teste rápido. O inquérito visa levantar dados sobre a imunidade da força de trabalho da instituição contra o novo coronavírus.  

Os testes sorológicos são realizados a partir da coleta de sangue do indivíduo e servem para indicar a exposição prévia ao SARS-CoV-2, mesmo que não tenha havido qualquer sintoma. São fundamentais em estudos epidemiológicos para entender a dinâmica da infecção numa população. 

Testagem 

Por razões logísticas e operacionais, a testagem sorológica dos trabalhadores envolverá várias unidades para a coleta. A testagem acontecerá de forma escalonada e as ações serão divulgadas amplamente, com reforço nas unidades, conforme a programação for definida. 

A marcação dos testes sorológicos será realizada por um sistema eletrônico, diferentemente dos testes de RT-PCR, que são agendados por telefone e já vêm sendo realizados para quem apresenta sintomas compatíveis com os da Covid-19. 

Resultados 

Os resultados dos testes sorológicos não devem ser interpretados de forma individual, pois podem ocorrer falso positivos e falso negativos. Ou seja, a pessoa pode ter anticorpos e mesmo assim o resultado ser negativo ou ela pode não ter os anticorpos e o exame atestar positivo. O objetivo da testagem sorológica em massa é medir o nível de imunidade comunitária, pois no âmbito coletivo essas eventuais inconsistências se diluem, fornecendo um mapa epidemiológico mais consistente em relação à situação dos trabalhadores.  

O princípio básico é: quanto maior for o número de pessoas com anticorpos contra o vírus causador da doença (SARS-CoV-2), maior será a proteção de cada indivíduo dessa coletividade contra a Covid-19, mesmo daqueles sem resposta imune ao vírus, pois ele terá menos potencial de circulação. O inquérito é, portanto, uma medida de saúde pública. 

Público-alvo 

A princípio, serão testados todos os trabalhadores, independentemente do tipo de vínculo, que estejam atuando de forma presencial, seja de forma fixa ou em escalas de revezamento, que não estejam com sintomas respiratórios, tendo ou não histórico de contato com paciente com Covid-19 ou de diagnóstico de Covid-19 suspeito ou confirmado previamente.  

Futuramente, também será avaliada a possibilidade de testagem em um percentual de trabalhadores que permaneceram em home office, atuando remotamente. Tais critérios também serão definidos e informados oportunamente.  

Outro exame segue disponível 

O outro teste realizado mediante agendamento no Nust/CST é o RT-PCR, utilizado para detecção da fase aguda da doença, ou seja, quando a infecção ainda está em curso e há o risco de contágio. Esse teste tem sido disponibilizado desde abril aos trabalhadores da Fiocruz que estejam atuando presencialmente e apresentem algum dos sintomas relativos à Covid-19 ou tenham tido contato com algum colega de trabalho diagnosticado com a infecção.  

O procedimento é diferente do teste sorológico: o material genético é coletado do nariz e garganta por meio de uma espécie de cotonete. O agendamento para esses casos deve ser solicitado pelos telefones (21) 3885-1781, 3885-1308 ou 3885-1097, de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Fique atento à novas informações em relação à testagem e acompanhe outras notícias internas no endereço: https://portal.fiocruz.br/comunicacaointerna 

* Colaboração: Claudia Lima (CCS) e Glauber Tiburtino (Cogepe)

Voltar ao topoVoltar