Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz realiza oficina sobre mudanças climáticas do Semiárido (28 e 29/8)


25/08/2017

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde realiza nos dias 28 e 29 de agosto, a oficina Mudanças Climáticas e Saúde: desastres de secas no semiárido brasileiro, coordenada pelos pesquisadores Christovam Barcellos, vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Icict/Fiocruz) e Carlos Machado de Freitas, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes/Ensp/Fiocruz).

Na oficina serão apresentados os resultados parciais desenvolvidos e os desdobramentos futuros do projeto Mudanças climáticas e saúde humana: vulnerabilidade socioambiental e resposta a desastres climáticos no semiárido brasileiro, para traçar estratégias de divulgação das experiências e os resultados para a comunidade científica e sociedade civil. Nela ainda serão abordados temas como vulnerabilidade socioambiental e desastres relacionados à seca, exposições e efeitos sobre as condições de vida e saúde da população local, e políticas, programas e ações de resposta e adaptação aos cenários.

Estarão presentes debatedores e palestrantes da Bahia, como Imeide Pinheiros dos Santos; de Brasília, como Eliane Lima e Silva; de Pernambuco, como Angela Carneiro e Roselene Hans Santos, além de pesquisadores do Laboratório de Informação e Saúde (LIS/Icict) – Aderita Sena, Diego Xavier, Marcel Pedroso e Patrícia Feitosa. Também estarão presentes Rodrigo Resende, do Ministério da Saúde; Marcus Funckner, da Agência Nacional das Águas (ANA); Nilson Freire, da Fundação Joaquim Nabuco; Francis Lacerda, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco; e Eliane Lima e Silva, da Universidade Brasília (UnB). Da Fiocruz, Taís Alpino, do Cepedes/Ensp, André Monteiro Costa (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM/Fiocruz-PE) e Fernando Carneiro (Fiocruz/CE).

Não é necessário se inscrever, mas o local – a Sala Multimídia do Icict – está sujeito à lotação máxima de 40 lugares. O Icict fica na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

Participe também da palestra Vulnerabilidades socioambientais no semiárido brasileiro, que acontecerá na quarta-feira, 30/08, também no Icict.

Voltar ao topoVoltar