Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz realiza encontro de Bancos de Leite Humano

Potes de leite

27/11/2017

Por: Roberta Raupp (rBLH/ Fiocruz)

Compartilhar:

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2017, os coordenadores dos 28 Centros de Referências Estaduais de Bancos de Leite Humano (BLHs) e a Comissão Nacional de BLHs estarão reunidos na cidade do Rio de Janeiro para avaliar o desempenho da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) no decorrer deste ano e planejar as estratégias a serem executadas em 2018. A ocasião marcará o início do processo de implantação do Programa de Certificação de BLHs para o SUS, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM) do Ministério da Saúde (MS). 

O evento é uma iniciativa da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), da CGSCAM/ MS e da Fiocruz, por meio de três unidades: o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). 

O Encontro Nacional de Referências Estaduais para Bancos de Leite Humano / Fiocruz/ CGSCAM - 2017 acontecerá em cinco sessões: Abertura; Certificação da Qualidade de BLH I: Aspectos Teóricos e Oportunidade de melhorias; Certificação da Qualidade de BLH II: Aspectos Práticos - Parque Tecnológico; Leite Humano e Prematuridade; e Avaliação e Planejamento.

A solenidade de abertura será realizada das 19h30 às 22h e contará com a presença de autoridades do Ministério da Saúde e da Fiocruz. Na sequência, serão apresentadas as inovações da rBLH desenvolvidas em 2017, dentre elas, a publicação Série Documentos sobre a criação da rBLH na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); o lançamento do Monitoramento da rBLH: Agenda 2030; o pré-lançamento do Aplicativo para Certificação do Parque Tecnológico da rBLH - equipamentos e instalações; e a apresentação da Portaria que define critérios de habilitação de BLHs e  e Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH).

No dia 30 de novembro, os coordenadores estaduais de BLHs participarão de três sessões. A primeira contemplará os aspectos teóricos e as oportunidades de melhorias da Certificação da Qualidade de BLH - Fiocruz / CGSCAM / MS, perpassando pela apresentação do Programa, que envolve a Certificação em Recursos Humanos, Informação – Credenciamento, Parque Tecnológico, e Produtos e Processos. Além disso, a rBLH apresentará os Ensaios de Proficiência. O período da tarde será destinado ao treinamento para utilização do Aplicativo para Certificação do Parque Tecnológico da rBLH - equipamentos e instalações.

A terceira parte do encontro no dia 30 de novembro será composta pela sessão científica Leite Humano e Prematuridade, que tratará dos desafios de garantir o leite da mãe para o prematuro e do BLH como rede de apoio, com ênfase no compromisso de todos.

A manhã seguinte (1º de dezembro) será dedicada a avaliação e planejamento da rBLH. Temas como as atribuições e responsabilidades institucionais das referências da rBLH, as estratégias para a implementação do Programa de Certificação da Qualidade, workshop estaduais  sobre a Qualidade em BLH estarão presentes neste dia, além da avaliação pela Coordenação da rBLH-BR das demandas locais.

Ao final do evento, serão apresentados os resultados do Credenciamento 2017 e a entrega dos certificados dos BLHs credenciados.

As atividades dos três dias ocorrerão no Copacabana Mar Hotel (Rua Ministro Viveiros de Castro, 155 – Copacabana, Rio de Janeiro-RJ). As sessões noturnas serão transmitidas em tempo real pela equipe do Laboratório de Telessaúde da rBLH.

Confira a programação.

Voltar ao topoVoltar