Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove oficina sobre vigilância de zoonoses no Parque Nacional da Tijuca


27/07/2022

PIBSS/Fiocruz

Compartilhar:

A convite do Parque Nacional da Tijuca, a Plataforma Biodiversidade e Saúde Silvestre (PIBSS/Fiocruz) realizou uma das atividades do evento nacional Um dia no parque no último domingo (24/7). A oficina do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo) reuniu cariocas e turistas interessados no monitoramento dos animais silvestres e em vigilância de zoonoses no Parque Lage, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de informações sobre a importância de colaborar com o monitoramento da fauna e participar da vigilância de zoonoses, cujos agentes infecciosos circulam entre pessoas e animais e, com isso, colaborar com alertas precoces de novas doenças, os participantes receberam orientações para usar o app Siss-Geo.

O evento 'Um dia no parque' é uma ação de mobilização pelas áreas protegidas do Brasil, iniciativa capitaneada pela Coalização Pró-Unidades de Conservação da Natureza (Foto: PIBSS/Fiocruz)
 
 

Uma das participantes, a psicóloga Marina Cabeda Egger Moellwald, mora em Florianópolis e está passando férias no Rio com o marido e o filho. A família aproveitou o domingo ensolarado para aprender mais sobre biodiversidade, saúde e sobre o Siss-Geo, que não conhecia. “Nós achamos muito importante. É muito legal que cada um possa participar do conhecimento científico e disseminar informação de cada lugar do Brasil para que as equipes de saúde possam intervir, monitorar o que estiver acontecendo, para evitar que haja mortes de humanos”, afirmou Marina.  

O enfermeiro Bruno Rosa, que atua no Serviço de Vigilância em Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), disse que pretende compartilhar o conhecimento com seus colegas de trabalho, amigos e família. “Podemos falar sobre essa ferramenta até com os pacientes, como os que tiverem diagnóstico de febre maculosa, por exemplo, para que eles fiquem atentos e registrem animais com os quais possam ter contato, como capivaras e outros. É importante levar adiante esse trabalho, explicar a história toda por trás dele. Tudo pela ciência e pela saúde”, explicou.  

Um dia no parque  

O evento Um dia no parque é uma ação de mobilização pelas áreas protegidas do Brasil, iniciativa capitaneada pela Coalização Pró-Unidades de Conservação da Natureza. No dia escolhido, são realizadas atividades sobre o tema em diversos parques em todo o país. Um dos locais escolhidos no Rio foi o Parque Nacional da Tijuca, uma ilha verde no meio de uma megalópole, que contribui para amenizar os efeitos do calor, ruído e da poluição atmosférica, proteger as encostas e conservar as espécies nativas da Mata Atlântica na cidade do Rio. A existência e manutenção do PNT oferecem um ambiente mais saudável à população local e, claro, aos visitantes. Com entorno extremamente urbanizado, moradores estão em constante contato com a flora e fauna, o que favorece a participação no desafio de monitorar os animais e conservar a floresta.  

Siss-Geo  

O Siss-Geo é uma ferramenta simples e eficaz para registro de animais saudáveis, doentes ou mortos. Trata-se de uma ferramenta digital de ciência-cidadã, pois por meio dele todos podem contribuir no monitoramento da saúde dos animais silvestres em ambientes naturais, rurais e urbanos. Isso permite que profissionais e pesquisadores de saúde ou ambiente, por exemplo, possam identificar e até mesmo evitar surtos de doenças.  

Voltar ao topoVoltar