Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5)


18/05/2023

Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Ministério da Saúde (MS) lançou, nesta quinta-feira (18/5), em Brasília, uma campanha alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5). A iniciativa simboliza a união de esforços para proteger a vida de milhões de crianças em todo o mundo. O objetivo é conscientizar e estimular a sociedade para o ato da doação de leite humano e promover debates sobre a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil.

Pensando em ampliar suas ações de promoção da doação de leite humano, o Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realiza, durante todo este mês de maio, o Curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno para os profissionais do Instituto. Na próxima terça-feira (23/5), promoverá também um evento de celebração com as mães doadoras e mães dos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal do IFF/Fiocruz.

Neste ano, as celebrações iniciaram com o lançamento do edital para escolha do slogan em prol da data (23/1). A participação foi aberta à sociedade e contou com inscrições não só do Brasil, mas de 20 países dos cinco continentes - Américas, Europa, África, Ásia e Oceania. No dia 6 de abril, foi escolhido o slogan Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno!.

 

Dia Mundial de Doação de Leite Humano 

O dia foi instituído com a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015. Além do Dia Nacional, foi criada também a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada na semana do dia 19 de maio. Nas últimas décadas, a experiência brasileira se tornou um modelo de referência mundial, servindo como base para a criação da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Até o momento, o esforço de cooperação técnica já resultou em projetos de implantação de BLHs e colaboração com nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica, África e mais recentemente países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), agora mobilizados para a comemoração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH)

Com sede no IFF/Fiocruz, localizado no bairro Flamengo, no Rio de Janeiro, é a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, sendo composta por 228 BLHs em operação, sendo que cada um dos 26 estados e o Distrito Federal possui pelo menos um. Além disso, compõem a iniciativa 240 postos de coleta de leite e a coleta domiciliar, disponível em alguns estados.

“A Fiocruz, Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno / Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Secretaria de Atenção Primária à Saúde e Ministério da Saúde (MS) não mediram esforços na concretização de um projeto que se transformou em uma grande rede de amor, cuidado e solidariedade em forma de doação de leite humano”, conta a coordenadora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) e do Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.

 

Vantagens da amamentação para o bebê e a mãe

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil. "Só na última década, a taxa caiu praticamente pela metade (47%) no país. Uma grande conquista construída a cada dia, com campanhas de incentivo à amamentação e doação de leite materno. A amamentação nos seis primeiros meses de vida ajuda a salvar, por ano, mais de seis milhões de bebês em todo o mundo. Durante esse período, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento e nem de líquidos, já que o leite materno é completo, sacia a sede, a fome e possui todos os nutrientes necessários para que ele cresça e se desenvolva de forma forte e saudável”, explica Danielle.

A amamentação estimula a aproximação e intimidade da mãe com o filho, dando segurança ao bebê. “Além disso, a mulher, ao amamentar, perde mais rápido o peso que ganhou durante a gestação, fica protegida de diversas doenças, diminui o sangramento do útero (que ocorre por um período após o parto), prevenindo anemia, reduzindo as chances de desenvolver osteoporose, câncer de mama, útero e ovário”, completa ela.

Benefícios da doação de leite materno

O leite humano doado ajuda tanto a mãe, que não o tem para amamentar, quanto aquelas que têm em excesso e podem ser prejudicadas com isso, pois evita a inflamação nos seios (que ocorre nos ductos de leite), conhecida como mastite. “A doação alimenta bebês prematuros ou de baixo peso que seguem internados em unidades de terapia intensiva neonatal ou estão em tratamento de patologias diversas”, comenta Danielle.

Doação de leite materno

O leite doado aos BLHs e Postos de Coleta passa por um rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada a bebês internados em unidades de terapia intensiva neonatais. “Todas as mulheres em fase de amamentação e que produzam um volume de leite que excede a necessidade de seu filho podem doar. As lactantes também devem ser saudáveis e não podem fazer uso de medicamentos que impeçam a doação. Diferente da doação de sangue, que necessita de coleta presencial, a doação de leite humano pode ser feita em casa e aos poucos, conforme orientações de higienização e armazenamento adequados”, orienta Danielle.

Para se tornar doadora, basta entrar em contato com o BLH mais próximo e realizar um cadastro mediante apresentação dos últimos exames de sangue. A equipe orientará sobre a forma correta de coletar o leite, que pode permanecer congelado por 15 dias. Antes deste período, deve ser providenciada a coleta do leite a ser doado em seu domicílio.

Contato

As mães em fase de amamentação, interessadas em doar ou que precisem tirar dúvidas, podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) do IFF/Fiocruz: 0800 026 8877, (21) 2554-1703 ou WhatsApp: (21) 9 8508-6576.

Voltar ao topoVoltar