Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove o debate Saneamento e Coronavírus


03/06/2020

VPAAPS e VPEIC

Compartilhar:

As vice-presidências de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5/6, com um debate sobre o tema Saneamento e Coronavírus. O convidado é o pesquisador da Fiocruz e Relator Especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário das Organizações das Nações Unidas (ONU), Léo Heller. O evento será transmitido pelo Facebook da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA). 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, com o objetivo principal de conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Participarão da live a coordenadora nacional da Obsma, Cristina Araripe; e o coordenador de Ambiente da VPAAPS, Guilherme Franco Netto. O evento é aberto a todos e os professores, além da oportunidade de assistir à live, ainda receberão certificados de participação. 

“A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros, ressalta Cristina Araripe. “O evento é uma oportunidade para alunos e professores refletirem sobre a relevância desses temas, trabalhando a saúde na perspectiva de integração com a área do meio ambiente”, conclui Cristina Araripe.

Franco Neto completa. “Antônio Gutierrez, secretário-geral das Nações Unidas, e Ailton Krenak, líder indígena, nos enviam a mesma mensagem: é necessário repensar a relação entre a humanidade e a natureza. Somos todos pertencentes a um só planeta, nossa casa mãe, que nos gera e nos nutre para convivermos em harmonia e respeito mútuo”, afirma. “É necessário superar a alienação mais fundamental entre as pessoas e a natureza. O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para que possamos refletir sobre novas formas de viver e cuidar de nossa casa comum.”, afirma Franco Netto.
 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar