Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove o 2º Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto


04/06/2020

Fiocruz Brasília/ Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

O II Encontro Nacional de Ciência Aberta e Governo Aberto será realizado em 18/6, das 14h às 16h, com o tema O papel da Ciência Aberta e Governo Aberto face à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O evento on-line será transmitido pelo canal da Fundação no Youtube. A convidada para o debate é a diretora-executiva na Open Knowledge Brasil (OKBR), ), Fernanda Campagnucci.

A proposta do encontro é refletir sobre a importância da abertura dos dados no enfrentamento à pandemia e suas perspectivas, barreiras e usos de dados governamentais abertos para a saúde da sociedade. Participa do debate com Fernanda Campagnucci o coordenador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz), Daniel Villela. A mediação será do coordenador de Informação e Comunicação da VPEIC, Josué Laguardia.

A organização do evento é uma parceria da Fiocruz com Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

O encontro é resultado das ações da Fiocruz no âmbito do 4º Plano de Ação Brasileiro (2018-2020), da Parceria pelo Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP), que tem o compromisso de “estabelecer mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil”.

Para saber mais, leia no site da Fiocruz Brasília.

Voltar ao topoVoltar