Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove mapeamento de iniciativas internas de assistência, ensino e pesquisa sobre Pics


28/04/2023

VPAAPS

Compartilhar:

Pesquisadores, professores, técnicos, trabalhadores, bolsistas e demais profissionais em atuação nas diversas unidades e escritórios da Fiocruz têm até o dia 21 de maio para participar do Mapeamento Interno sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). O objetivo é identificar quem pesquisa, oferece formação ou desenvolve alguma atividade de assistência ou promoção de saúde na Fiocruz com essas modalidades reconhecidas pelo SUS. Participe preenchendo o formulário.

O levantamento é realizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), por meio do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS). As perguntas do questionário estão distribuídas em quatro eixos: ensino, pesquisa, atenção e promoção à saúde, eventos e atividades. Dessa forma, a VPAAPS espera identificar atividades e possibilidades de integração em distintas áreas institucionais.

O Observatório tem buscado agregar colaborações de pesquisadores de diferentes unidades da Fiocruz. A proposta do ObservaPICS, desde sua criação há pouco mais de quatro anos, foi articular, compartilhar informações seguras e auxiliar o SUS na implantação e avaliação da Política Nacional de Práticas Integrativas, assim como ampliar o diálogo entre o sistema de saúde e os saberes tradicionais indígenas.

Voltar ao topoVoltar