Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove evento internacional sobre patrimônio cultural


25/09/2019

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Entre 23 e 27 de setembro, cerca de 200 participantes estarão no Rio para a Conferência de 30º aniversário da APOYOnline e Oficina de Preservação do Patrimônio. Inédito no Brasil, o evento é uma realização conjunta da APOYOnline, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Casa de Rui Barbosa, com colaboração da Universidade de Delaware (EUA). Com o tema 30 anos construindo pontes e abrindo caminhos para a preservação do patrimônio cultural nas Américas, esta edição reúne trabalhos de 17 países da América Latina e Caribe, além de Estados Unidos, Canadá, Espanha e Portugal. 

O encontro comemora três décadas de atividades da organização sem fins lucrativos APOYOnline, dedicada à comunicação, ao intercâmbio e ao desenvolvimento profissional no campo da preservação do patrimônio no continente americano e em países de língua espanhola e portuguesa de outras regiões. O programa do evento traz temas como redes de cooperação, conservação preventiva, gestão de riscos, formação profissional e educação em preservação, digitalização e preservação digital, além de visitas técnicas a instituições culturais do Rio de Janeiro.

A primeira parte do evento acontece no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, nos dias 23 e 24 de setembro. Em 25 de setembro, a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Oswaldo Cruz terão uma programação complementar. Já nos dias 26 e 27 de setembro, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe oficina sobre conservação de fotografias, captação de recursos e defesa de coleções com a professora Debbie Hess Norris, da Universidade de Delaware. 

Referência mundial da área de conservação fotográfica, a professora Debbie Hess Norris faz, no dia 23, a conferência de abertura intitulada Just IMAGINE: Lições Aprendidas em Divulgação, Parcerias e Relevância. No mesmo dia, a diretora executiva da APOYOnline, Beatriz Haspo, participa do painel Redes de Cooperação e Network, com António Candeias, da Universidade de Évora, e Margarida Lages, da Rede de Archivos Diplomaticos de las Americas-RADI. Outro destaque é o painel Digitalização e Preservação Digital, com moderação de Millard Schisler, professor da Universidade Johns Hopkins, e participações de Alan Haley, especialista em conservação da Biblioteca do Congresso (EUA), e Howard Besser, professor da Universidade de Nova Iorque.

No dia 24, o painel Formação Profissional e Educação em Preservação terá como moderadora a professora Debbie Norris, com participação de Nora Kennedy, chefe do departamento de Conservação Fotográfica do Metropolitan Museum of Art. Também neste dia, o painel Conservação Preventiva e Gestão de Risco será moderado por Rob Waller, presidente da Protect Heritage Corp do Canadá. Essa mesa inclui ainda a exibição de uma entrevista com Gael de Guichen, conselheiro especial do ICCROM, conduzida por José Luis Pedersoli, gerente do Programa de Conservação de Coleções do ICCROM, gravada especialmente para o evento. No dia 25, Nora Kennedy ministrará a palestra pública Cuidando de Fotografias – Ontem, Hoje, Amanhã, na Fiocruz. 

A Fiocruz também abrigará a oficina de Preservação de Materiais Fotográficos oferecida por uma equipe de especialistas do Metropolitan Museum of Art, do Paul Getty Museum e The Harry Ransom Center, sob a coordenação de Debbie Norris, nos dias 26 e 27 de setembro.

Programação completa:
Conferência
Oficina

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar