Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove Especialização em Saúde do Trabalhador para o município de São Paulo


15/04/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Após atuar na qualificação de profissionais em 16 municípios de São Paulo, a Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) chegou à capital do estado. As inscrições para o curso a distância na cidade de São Paulo estão abertas até o dia 9 de maio, de acordo com o edital.

A iniciativa é uma parceria da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz com a Escola Municipal de Saúde de São Paulo, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, visando a formação de profissionais para apoiar a implementação das ações de saúde do trabalhador no SUS, com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). São oferecidas 260 vagas.

O curso de especialização na modalidade EAD faz parte de uma iniciativa de implementação do Projeto de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador na capital. As vagas foram propostas pela Área Técnica de Saúde do Trabalhador ao Gabinete do Secretário Municipal de Saúde de São Paulo que as aprovou, com base na Portaria GM/MS 2728 de 11 de novembro de 2011, com a participação direta das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Seu objetivo é qualificar profissionais do SUS, que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) e no Departamento de Saúde do Servidor, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (DESS/SEMPLA), para identificar, propor e implementar soluções para problemas concretos, considerando a relevância do papel do trabalho como um dos determinantes do processo saúde-doença.

A edição do curso na capital de SP terá uma novidade, a participação da Rede São Paulo Saudável, uma TV Corporativa da SMS-SP que tem como foco a educação em saúde, meio ambiente, cidadania e, também, treinamento e atualização dos profissionais da saúde. Segundo a coordenadora do curso de especialização na Fiocruz, Rita Mattos, a TV pode auxiliar a realização de diversos debates sobre os temas da especialização. “Utilizaremos essa rede para a implementação de alguns debates, oficinas de metodologia de pesquisa, além de nos possibilitar a participação de especialistas em saúde do trabalhador para dialogar com os alunos”, declarou.

Saiba mais no Informe Ensp.

Voltar ao topoVoltar