Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos


25/07/2019

Por: Juliana Xavier (Cogepe/Fiocruz)

Compartilhar:

O setor de Nutrição da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) irá iniciar a 3ª edição do Curso de Atualização em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. As aulas acontecerão uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, de 13h às 17h, iniciando no dia 11 de setembro e se estendendo até o dia 13 de novembro. O curso será desenvolvido por meio de aulas teóricas, estruturado em sete etapas de desenvolvimento e será ministrado em três lugares distintos, a depender do tema, são eles: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), parceira da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) na execução do curso, Laboratórios de Educação em Vigilância em Saúde da Escola (Lavsa/EPSJV) e restaurantes da Fiocruz.

“O objetivo do curso é atualizar, os profissionais das unidades de alimentação da Fiocruz e demais trabalhadores que ofertem alimentos na instituição e nas áreas adjacentes, com o intuito de garantir a segurança na manipulação dos alimentos, promovendo ambientes laborais saudáveis e sustentáveis em atendimento à legislação sanitária conforme a RDC 216/2014, Portaria Normativa 07/2016 e Saúde do Trabalhador na perspectiva da Vigilância em Saúde”, explicou Wanessa Natividade, chefe da equipe de Nutrição do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) e uma das responsáveis pela iniciativa. 

O corpo docente do curso é formado por uma equipe multiprofissional composta por assistente social, engenheiro e técnico de segurança do trabalho, ergonomistas, farmacêutico, médico do trabalho, nutricionistas e psicóloga que abordam temáticas como: segurança de alimentos, legislação sanitária, noções de microbiologia, doenças relacionadas ao trabalho, acidentes de trabalho, normas e condutas de segurança do trabalho e processos de trabalho. 

Crédito: Juliana Xavier (Cogepe/Fiocruz)

Corpo docente responsável pelo Curso de Atualização em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

O curso conta com 30 vagas, sendo 15 vagas destinadas às unidades de alimentação da Fiocruz e 15 vagas direcionadas ao público externo. As inscrições iniciam no dia 29/7 e vão até o dia 9/8, através do site da EPSJV.

O Curso de Atualização em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos faz parte do Programa Fiocruz Saudável, que tem como objetivo integrar as dimensões de saúde do trabalhador, biossegurança e gestão ambiental para desenvolver ações concretas que resultem na melhoria da qualidade de vida e de trabalho da comunidade Fiocruz. Para cumprir esses objetivos, o Programa desenvolve ações que incentivam a participação dos trabalhadores em ações e estratégias que visam a promoção da saúde do trabalhador, bem como, a diminuição de riscos à saúde e redução do impacto ambiental gerado pelas atividades da instituição.

Serviço

Atualização Profissional em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Data: De 11/9 a 13/11.
Horário: De 13h às 17h.
Carga Horária: 42 horas
Número de Vagas: 30, sendo 15 destinadas às unidades de alimentação da Fiocruz e 15 vagas direcionadas ao público externo.
Inscrições: De 29/7 até 9/8 através do site da EPSJV.
Titulação: Certificado de conclusão do Curso de Atualização Profissional em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para os alunos que tiverem 75% de frequência no curso, conforme estabelecido no regulamento do curso e média 6,0 de aproveitamento durante o curso.
Coordenadores: 
Lásaro Linhares Stephanelli
Marileide do Nascimento da Silva
Taisa de Carvalho Souza Machado
Wanessa Natividade Marinho

Voltar ao topoVoltar