Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove atividades pelo dia Estadual de Mobilização para o enfrentamento da Covid-19 nas favelas do Rio de Janeiro


09/02/2023

Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Para marcar o Dia Estadual de Mobilização para o enfrentamento da Covid-19 e seus impactos nas favelas e periferias do Rio de Janeiro, a presidência da Fiocruz promove no próximo dia 10 (sexta-feira) uma série de atividades em parceria com organizações populares. Articulada com a Alerj, a instituição terá um encontro entre autoridades e lideranças comunitárias no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), das 10h às 12h. Durante o evento, espera-se a participação da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, do presidente da Fiocruz Mario Moreira, do Secretário Nacional de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, do Secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, doutor Luizinho e serão apresentados os resultados de dois anos de atuação do Plano Fiocruz de Enfrentamento à Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, além do lançamento do mapa territorial das ações executadas neste período.  

A programação do dia inclui ainda diversas atividades presenciais e remotas com foco na segurança alimentar, saúde mental, comunicação popular em saúde, evasão escolar e empregabilidade, através de palestras, oficinas e debates em cinco favelas do estado no período da tarde. 

Ainda pela manhã, o canal Cidades em Movimento, da Cooperação Social da Fiocruz, transmitirá o debate virtual “Mobilização comunitária e saúde nas favelas” e fará o lançamento do Portal Radar Saúde Favela, às 10h. O evento ficará gravado e poderá ser acessado posteriormente.  

A roda de conversa vai destacar o protagonismo das favelas em ações de enfrentamento da crise sanitária e as mobilizações por políticas públicas garantidoras do direito à vida e à saúde. No evento online, estarão presentes como debatedores Lúcia Cabral, promotora legal popular, coordenadora da ONG Educap e moradora do Complexo do Alemão; Fábio Monteiro, membro do Conselho Comunitário de Manguinhos, mobilizador na campanha Se Liga no Corona; Day Medeiros, Coordenadora Geral do Instituto CASA, Favela do Aço e idealizadora da União Coletiva pela Zona Oeste; Laura Torres, doula, vice-secretária da Associação Doulas Solidárias e idealizadora do Projeto Espaço Gaia, no Complexo do Salgueiro; Paulo Roberto de Oliveira Ribeiro, designer e comunicador do Radar Saúde Favela; e Emerson Baré, do povo do Rio Negro e integrante do Radar Saúde Favela. 

Como parte da programação do dia, será feito um tour ao vivo pelo novo site do Radar Saúde Favela e mostrar tudo o que poderá ser encontrado no portal. O informativo Radar Saúde Favela (originalmente, Radar Covid-19 Favela) foi concebido no âmbito do Observatório Fiocruz Covid-19 e atualmente está alocado na Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Com participação ativa e direta de interlocutores de favelas e bairros populares, o Radar constitui uma importante ferramenta de comunicação e de vigilância popular em saúde.   

 
Às 14h30, a Assessoria de Relações Institucionais promove, em parceria com a Coordenação de Cooperação Social da Presidência, uma roda de conversa no Campus Maré sobre iniciativas inovadoras que contribuem de diversas formas para a promoção da saúde das populações de favelas e periferias. Serão debatidos grandes desafios do SUS, tais como vacinação, informação em saúde e participação popular. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Videosaúde Distribuidora, é uma das atividades institucionais pelo Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento da Covid-19 e seus impactos nas favelas e periferias.  

Participam como debatedores Fábio Araújo, coordenador do informativo Radar Saúde Favela, da Cooperação Social; Patrícia Evangelista, do Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Manguinhos); Carolina Dias, coordenadora do projeto #VacinaMaré e Dr. Akira Homma, assessor científico sênior de Biomanguinhos, falando pelo Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais (PCRV). A roda de conversa terá como anfitrião o doutor Valcler Rangel, Assessor de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz, será mediada por Felipe Eugênio Silva, da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz e ocorrerá presencialmente na Varanda da Fiotec, no Campus Maré, no Rio de Janeiro. O vídeo gravado durante o evento ficará disponível neste link

Voltar ao topoVoltar