Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove atividades no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência


07/02/2020

Por: Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)*

Compartilhar:

No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, que será celebrado na próxima terça-feira (11/2), a Fiocruz promoverá uma série de atividades no campus de Manguinhos e também em suas unidades regionais nos estados. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2015 e desde o ano passado integra o calendário de eventos da Fiocruz. Em todo o mundo, centenas de instituições vão comemorar o dia com iniciativas que buscam ampliar a visibilidade do papel das mulheres na ciência e tecnologia.

Por meio de uma chamada pública, a Fiocruz receberá em sua sede, nos dias 10 e 11 de fevereiro, jovens estudantes matriculadas no ensino médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro para uma imersão monitorada para aproximar as alunas das atividades científicas. A Fiocruz Minas promoverá uma roda de conversa aberta ao público, com o tema O conhecimento produzido por mulheres. A Fiocruz Bahia lançará o projeto Meninas baianas na ciência: conectando passado, presente e futuro, no qual será realizada a apresentação da proposta institucional, com a participação de representantes das secretarias estaduais de Educação, de Política para Mulheres, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Promoção da Igualdade Racial, além do diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Paulo Elian.

Em Pernambuco, a Fiocruz promoverá o seminário Mulheres na ciência: construindo alternativas para superar as desigualdades raciais e de gênero. Na ocasião, especialistas e estudiosas do universo científico vão debater sobre ciência a partir da perspectiva de gênero. A Fiocruz Brasília selecionou alunas entre 12 e 15 anos das escolas do Distrito Federal para o concurso de ilustração A ciência da vida: minha vida é na ciência. A exposição dos trabalhos selecionados será realizada de 11 a 28 de fevereiro.

Atividades no Campus Manguinhos (RJ)

No dia 10 de janeiro, alunas participarão de atividades de pesquisa dentro das dependências da Fiocruz, onde terão a oportunidade de vivenciar uma imersão em laboratórios e grupos de pesquisa das Unidades da instituição. No dia seguinte, será realizado o evento Mais Meninas na Ciência, no qual as alunas e pesquisadoras que participaram da atividade do dia anterior poderão trocar suas experiências e discutir a importância da mulher na ciência em uma roda de conversa.

Confira a programação:

8h:30 – Recepção
9h – Mensagem da Presidente da Fiocruz – Nísia Trindade Lima
Mesa de Abertura:
Cristiani Vieira Machado – Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC – Fiocruz)
Astrid Bant - Representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA – ONU) no Brasil
Mychelle Alves Monteiro - Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública - Asfoc-SN
10h – Roda de Conversa com mediação de Márcia Corrêa e Castro, do Canal Saúde – Fiocruz
12h:30 – Entrega dos certificados para as alunas participantes
13h – Encerramento

Para saber mais sobre o tema, visite a página Mulheres e Meninas na Ciência no Portal Fiocruz.

* Com informações da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz)

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar