Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove Agenda Janeiro da Visibilidade Trans na Fiocruz


25/01/2024

Cedipa/Fiocruz

Compartilhar:

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz) e o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da instituição apresentam a Agenda Janeiro da Visibilidade Trans na Fiocruz. O objetivo é reunir atividades desenvolvidas pelas unidades e escritórios da instituição para marcar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. A mobilização representa o compromisso da Fundação com a promoção da equidade de gênero, a valorização da diversidade trans e travesti e a luta contra a transfobia.    

A divulgação da Agenda também visa chamar a atenção sobre a importância do mês de janeiro para reconhecer a visibilidade e os desafios enfrentados pela população trans no Brasil. Ao mesmo tempo, reforça a presença de pessoas trans no cotidiano de trabalho da Fundação como fundamental, criando espaços de diálogo e reflexão sobre as desigualdades de gênero que ainda persistem na instituição e na sociedade. 

Coordenadora adjunta da Cedipa e integrante da Coordenação colegiada do Comitê Pró-Equidade, Marina Maria destacou que a construção da Agenda Janeiro da Visibilidade Trans na Fiocruz vai ao encontro das políticas institucionais e atuação pelo enfrentamento às desigualdades. “Falar em gênero nos remete a diferentes pautas e iniciamos os trabalhos da Cedipa na defesa da concretização das nossas políticas, como no caso da Política de Equidade Étnico-Racial e de Gênero da Fiocruz. É na aproximação das diferentes ações em andamento que vamos fortalecer o enfrentamento à transfobia e às diferentes formas de opressão e violências de gênero que atravessam nossa instituição e a sociedade em geral”, ressalta Marina, que é responsável pelo eixo estratégico de gênero da Cedipa. 

A Fiocruz tem um compromisso político com as pautas de enfrentamento à transfobia e em defesa da equidade de gênero, conforme reforçado na Política de Equidade da Instituição. E a Agenda Janeiro de Visibilidade Trans reúne atividades organizadas pelas unidades e escritórios, assim como pelo Comitê Pró-Equidade, visando aumentar a representatividade de pessoas trans e travestis, além de colaborar para a conscientização sobre a história e desafios dessa comunidade. 

Programação: 

Dias: 22 a 31 de janeiro 
Evento: Promoção em livros com temas relacionadas a gênero e sexualidade 
Local: Presencial na Livraria Editora Fiocruz ou pelo site da editora

Dia: 26 de janeiro 
Evento: Dia da Visibilidade Trans 
Horário: 8h às 16h 
Local: Auditório do Ensino - INI 
Unidade: Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

Dia: 30 de janeiro 
Evento: 1ª Confluência de Travestis e Transgêneres Interseccionadas na Saúde Mental  
Horário: 8h às 17h 
Local: Auditório leste da Universidade Federal do Delta do Parnaíba 
Unidade: Fiocruz Piauí. 

Dia: 31 de janeiro 
Evento: A Fiocruz na construção de acesso à empregabilidade para travestis e pessoas trans 
Horário: 13h às 16h 
Local: Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Transmissão pelo canal da Fiocruz no YouTube. 

Mês de Janeiro 
Hasteamento de bandeiras trans no campus da Fiocruz Pernambuco. 

Voltar ao topoVoltar