Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove 6º Simpósio Internacional em Imunobiológicos


02/05/2022

Bio-Manguinhos/Fiocruz

Compartilhar:

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) vai promover, de 3 a 5 de maio, a sexta edição de seu Simpósio Internacional em Imunobiológicos [International Symposium on Immunobiologicals (ISI)]. Criado com o objetivo de estimular a pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia no Brasil, o evento será realizado em formato híbrido, com a programação ocorrendo em plataforma virtual e presencialmente para convidados – sem esquecer os protocolos de segurança contra a Covid-19. 

Os convidados e a imprensa nacional e internacional poderão acompanhar palestras, painéis e minicursos remotamente por meio de cadastro no site do 6th ISI numa plataforma dedicada que aproveita toda a experiência adquirida com a produção do evento em um formato digital no ano passado devido à pandemia. Outro destaque é a nova edição do Innovation Hub, um espaço projetado para fomentar a colaboração e parceria entre pesquisadores e empreendedores e apresentar as tecnologias e infraestruturas para pesquisa e desenvolvimento no setor de biotecnologia disponíveis na Fiocruz. 

Está confirmada também a tradicional exibição de pôsteres, que este ano será 100% virtual, com dezenas de trabalhos científicos inéditos e selecionados sobre vacinas, reagentes para diagnóstico e biofármacos que concorrem a seis prêmios: Oswaldo Cruz (1º lugar); Carlos Chagas (2º lugar); e Alcides Godoy (3º lugar); além de três prêmios para o melhor trabalho de jovens talentos científicos (até 26 anos de idade): Prêmio Henrique de Azevedo Penna, Prêmio Evandro Chagas e Prêmio Sérgio Arouca. Os pôsteres estarão acessíveis pelo app do 6th ISI para votação do público na categoria Voto Popular.

Evento científico internacional já tradicional, o ISI também é uma oportunidade para cientistas debaterem o estágio atual e os avanços no campo da biotecnologia, fomentando a inovação com geração de conhecimento de ponta. Este networking entre especialistas também ajuda a acelerar o desenvolvimento de soluções para problemas de saúde pública e na sua apresentação a outros pesquisadores, empresas e investidores. Com isso, Bio-Manguinhos estimula novas abordagens, processos e tecnologias, além de identificar talentos e a cooperação com cientistas e representantes de outras instituições do país e do exterior.

O 6th ISI tem participação confirmada de especialistas de renome internacional que abordarão temas inovadores e de grande relevância para a saúde pública brasileira e mundial. Entre eles, Rebecca Farkas, da Coalização para Inovações na Preparação para Epidemias (CEPI); Rami Scharf e David Kaslow, da iniciativa de saúde pública global PATH; Kate O'Brian e Lorenzo Subissi, da Organização Mundial da Saúde (OMS); Socorro Gross e Andres de Francisco, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); Ann Lidstrand, do Unicef; Caryn Fenner, da Afrigen Biologics and Vaccines;  Thomas Gerlach, da Pannex Therapeutics; Don Stewart, da Plantform Canada; e Ike James, do Medicines Patent Pool. Também estarão presentes vários cientistas e pesquisadores da Fiocruz, como Akira Homma, assessor científico sênior de Bio-Manguinhos; Sotiris Missailidis, vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos; o diretor do instituto, Mauricio Zuma; e Marco Krieger, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz.

Na programação, destaque para os painéis e mesas-redondas Immunization in a post Covid world – what to expect?; Hubs for development and production of mRNA vaccines and other therapeutic targets; Self-testing for STIs, other health problems and Covid-19; e Covid-19's Technological Legacy - Opportunities for biotech industries.

O 6º Simpósio Internacional em Imunobiológicos traz também pela primeira vez o Easy ISI, uma série de seis minicursos ministrados na plataforma virtual do evento nas manhãs dos dias 3 e 4 de maio. A ideia dos minicursos é fazer uma introdução de alguns conceitos básicos da biotecnologia para estimular o interesse de estudantes pela área, assim como atualizar profissionais atuantes em alguns temas. Entre eles, Aplicação de novas estratégias e tecnologias de sequenciamento para diagnóstico e vigilância genômica e Imunoterapia: bases imunológicas e aplicações em doenças infecciosas e câncer. Haverá ainda quatro simpósios satélites promovidos por parceiros e patrocinadores do VI ISI, como Control of pertussis - experience in Latin American countries, da farmacêutica Sanofi; e Idea to Injection: Flexible and modular platforms to optimize your manufacturing, da empresa de biotecnologia Cytiva.
 

Voltar ao topoVoltar