Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz pra Você, no sábado (8), vai vacinar crianças de seis meses a cinco anos

Bailarina salta diante do castelo mourisco

04/11/2014

Compartilhar:

Com mais de 70 atividades culturais, de divulgação científica, promoção da saúde e prestação de serviços, a Fiocruz vai realizar neste sábado (8 de novembro), a 21° edição do Fiocruz pra Você. O evento, que integra a 36° Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, lançada pelo Ministério da Saúde, transforma a instituição no maior posto de vacinação do Brasil. Serão fornecidas em torno de 3 mil doses de vacina contra a poliomielite na Fundação. No ano passado, 1.517 mil crianças foram vacinadas contra a doença na Fiocruz. Além do campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, também haverá vacinação no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Flamengo. Este ano, a meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 12,7 milhões de crianças contra a paralisia infantil em todo o país.  

Veja a programação completa.
Vacinação também acontecerá na sede do Instituto Fernandes Figueira

De 8h às 17h, os postos de vacinação do campus Manguinhos, que esse ano estarão localizados na Biblioteca de Manguinhos e no Museu da Vida, vão abrir as portas para crianças entre seis meses e cinco anos. Apenas as que estiverem com a carteira de vacinação receberão o imunizante. Todas as crianças nesta faixa etária devem ser imunizadas, mesmo as que estiverem com tosse, gripe, rinite ou diarreia. A vacina é segura e não traz contraindicações. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem os profissionais de saúde. A imunização é a forma mais simples e eficaz de prevenção.

Um dos destaques do Fiocruz pra Você será o jogo virtual que acaba de ser criado a partir da Cartilha sobre o Uso Correto de Medicamentos, lançada pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmaguinhos/Fiocruz). Haverá dez laptops no estande, para que crianças e adolescentes respondam a perguntas sobre a utilização adequada de remédios. Após participar, cada jogador ganhará um exemplar do jogo em CD e também a cartilha.

Entre exercícios da Nasa e pinturas de Monet

No Parque da Ciência, a apresentação da Cyclophonica, modalidade artístico-desportiva que une música, ciclismo, paisagem sonora e urbanismo, promete animar os visitantes. No mesmo local, a criançada terá a oportunidade de conhecer o Girotec, equipamento de simulação de exercícios da Nasa, e ainda participar das oficinas de brinquedos com sucatas, de pipas e de bolhas de sabão. Durante a atividade Percebendo a Luz e o Som, os pequenos vão aprender como a física pode auxiliar na explicação de fenômenos visuais. Já a atividade Percebendo com Arte e Ciência vai exibir um vídeo com pinturas de artistas como Monet, Portinari e Picasso. Jogos populares e ginástica com crianças, jovens, adultos e idosos, e um escovódromo, que ajudará os pequenos a entender como realizar corretamente a higiene bucal, também integram a lista de atrações. Já o Jogo das Vacinas vai promover uma batalha coletiva para que todos os participantes sejam vacinados e fiquem protegidos contra doenças antes que o tempo se esgote.

Entre as apresentações culturais, uma peça teatral sobre adoção e maus tratos a animais e as apresentações dos grupos Crescendo em Manguinhos, Música na Calçada e Escola de Música de Manguinhos. Um dos destaques será a peça infantil Aprendiz de Feiticeiro, que fala com humor sobre o mundo das descobertas científicas e busca levar as crianças a refletir sobre questões éticas da atualidade, como melhoramento de alimentos e pesquisa com seres humanos.

O evento terá cerca de 70 estandes, com exposição de insetos e explicações de doenças por eles provocadas, além de orientações sobre saúde da mulher, uso racional de medicamentos, doenças sexualmente transmissíveis, direitos e serviços sociais, saúde bucal, nutrição, tratamento e cuidados com bebês que sofrem de Osteogênese Imperfeita, entre outras temáticas. No local, também haverá mostra e venda de produtos agroecológicos, oficina de desenho e distribuição de folders informativos com a tabela e preços de medicamentos e endereços da Farmácia Popular. Durante a atividade Troque lixo por muda de planta, os interessados poderão ajudar na limpeza do campus e, com isso, ganhar uma muda de planta em garrafas pet recicladas e aprender como plantá-la. A Fundação ainda trará ao campus Manguinhos os artesãos que participam de um dos seus projetos de inclusão: a Feira do Talento. Eles exibirão na área de cooperação social os produtos que criam e cuja venda ajudam a melhorar sua renda familiar.

Os visitantes ainda vão poder conhecer mais sobre restauração ecológica, tecnologia social em saneamento ambiental, soberania e segurança alimentar e nutricional, coleta seletiva solidária e reciclagem de óleo residual, e ainda participar de uma Oficina de Prevenção e Conservação de Livros. O evento também vai contar com um estande de neonatologia, onde serão oferecidos às gestantes cursos de cuidados com os recém-nascidos, e um de Fisioterapia Motora, onde será feita a avaliação do desenvolvimento motor de crianças. O trabalho da Fiocruz no Banco de Leite Humano, no manejo da fauna silvestre e controle de zoonoses no campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA) e nas melhorias habitacionais na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, também será exibido.

Audiovisual como estratégia para falar sobre saúde

A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz participa desta edição do Fiocruz pra Você com duas atividades. O tradicional cineminha, que faz sucesso entre os pequenos, irá exibir o desenho Anima Dengue, que mostra formas de transmissão e prevenção da doença. Em parceria com o site PenseSUS, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (Ctic/Icict/Fiocruz), serão gravados depoimentos sobre o sistema de saúde brasileiro. A ideia é ouvir a população, suas expectativas e contribuir para a reflexão sobre a saúde no Brasil e o site PenseSUS.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Fiocruz pra Você

Data: 8 de novembro (sábado)
Horário: 8h às 17h
Local: Fiocruz, campus Manguinhos, Rio de Janeiro. 

Voltar ao topoVoltar