Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz pesquisará diarréia em crianças da Amazônia


21/05/2007

Compartilhar:

Fiocruz pesquisará diarréia em crianças da Amazônia

Uma investigação da diarréia O projeto Caracterização fenotípica e genotípica dos enteropatógenos isolados de crianças de 0-10 anos de idade, com diarréia aguda e de repetição, na cidade de Manaus – Amazonas, que será desenvolvido nos próximos dois anos pela pesquisadora Patrícia Orlandi, do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane (CPqLMD), unidade da Fiocruz no Amazonas, investigará a diarréia, doença que mata 50 mil crianças menores de um ano no Brasil, anualmente.

A etiologia (investigação das causas de uma doença) da diarréia não é simples de ser identificada. Sua manifestação pode estar associada à infecção por vírus, bactérias ou até mesmo por parasitos. A ausência de diagnósticos rápidos e baratos para a identificação precisa dos agentes patogênicos compromete o exame de saúde hospitalar. As medidas de tratamento variam de simples ingestão de soro caseiro à recomendação de antibióticos específicos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma média de incidência de um a dez episódios de diarréia por ano em crianças até 4 anos. Essa faixa etária é a mais suscetível a infecções de ordem intestinal. Acima disso, as crianças já começam a criar anticorpos e tornam-se mais resistentes aos microorganismos. O projeto estendeu as análises até indivíduos com 10 anos de idade justamente para verificar esses parâmetros de imunidade e compará-los aos das crianças mais jovens.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar