Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco realiza balanço de atividades

Encontro na Fiocruz Pernambuco

03/01/2019

Por: Solange Argenta (Fiocruz Pernambuco)

Compartilhar:

A comunidade da Fiocruz Pernambuco se reuniu no dia 19 de dezembro para a apresentação do balanço anual das atividades da instituição. O diretor Sinval Brandão Filho abriu o encontro falando sobre aspectos da gestão que foram destaques em 2018, como as melhorias na refrigeração do laboratório NB3, no reforço da estrutura da área técnica do bloco de laboratórios para receber novos chillers de refrigeração, entre outras benfeitorias de infraestrutura que estão em andamento ou previstas para 2019.  

Na área de pesquisa, Brandão Filho ressaltou a finalização este ano do primeiro edital do Programa de Excelência em Pesquisa (Proep) do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz) – lançado em 2015 - com 100% dos recursos recebidos pelos pesquisadores. Ele lembrou também o lançamento da segunda chamada pública do programa, no dia 7 de dezembro, que se encontra com inscrições abertas até 21 de janeiro de 2019.

Outro assunto abordado foi a recente assinatura do protocolo de intenções entre a Fiocruz e o Governo do Estado de Pernambuco, pela presidente da Fiocruz Nísia Trindade e o governador Paulo Câmara, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino, extensão e desenvolvimento tecnológico, compartilhamento e disseminação de informações técnico-científicas. Na ocasião, Nísia e o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio participaram também de uma reunião ampliada do Conselho Deliberativo do IAM.

Ao falar de inovação, o diretor do IAM citou dois aplicativos para celular desenvolvidos por equipes do Departamento de Saúde Coletiva. O Collectivehealthmaps (HCMAPS) é um software para uso em pesquisas qualitativas e quantitativas em doenças crônicas, criado em parceria com a Sysvale, sob a coordenação da pesquisadora Eduarda Cesse. Já a ferramenta Onde está o dinheiro da Saúde?, desenvolvida sob a liderança da pesquisadora Islândia Carvalho, permite a qualquer pessoa saber como estão sendo aplicados os recursos da saúde no seu município.

Entre as perspectivas para o próximo ano, Brandão Filho citou os lançamentos do edital Inova/IAM/Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), em cooperação com a Facepe, e do novo site institucional.

Após o panorama geral traçado pelo diretor, os vice-diretores de Pesquisa, Osvaldo Pompílio; Ensino, Ana Paula Nascimento (foto), e Gestão, Marcos Malta, fizeram o retrospecto das ações de suas áreas. Os avanços na produção científica do IAM, o novo doutorado profissional em Saúde Pública e os desafios a serem enfrentados - entre eles a redução contínua do orçamento e a saída de servidores com a perspectiva da reforma da Previdência - foram alguns dos temas debatidos no encontro.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar