Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco promove debate sobre gênero e Covid-19 (30/9)


29/09/2020

Fonte: Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

Na próxima quarta-feira (30/09), às 14h, será realizado o debate Gênero e Covid-19: os impactos nos direitos reprodutivos e na saúde das mulheres. O encontro será transmitido no canal da Fiocruz Pernambuco no Youtube e mediado pela pesquisadora da Fiocruz, Camila Pimentel, que apresentará o site Gender and Covid.

Serão debatedoras a professora da pós-graduação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Leila Katz, que falará sobre a Saúde da mulher, Morte Materna e Covid-19, e a enfermeira e feminista Paula Viana, que abordará os Impactos da Covid-19 na saúde reprodutiva das mulheres.

Em tempos de crise política, social, sanitária e/ou econômica, as mulheres e garotas são as mais afetadas. Assim, é importante refletir sobre como fica o acesso aos serviços de saúde especializados em tempos pandêmicos; quais os reflexos do isolamento social na vida das mulheres; se a covid-19 alterou os desfechos maternos; se houve retrocesso no campo dos direitos reprodutivos. Gênero, classe, raça e sexualidade são alguns marcadores importantes para compreender melhor esses desdobramentos no campo da saúde.

Esta é a 9ª edição do Ciclo de Debates Online Ciência Para Todos, promovido pelos programas de pós-graduação em Saúde Pública do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco), com o apoio da Associação de Pós-Graduandos da instituição.

Gênero e covid-19: os impactos nos direitos reprodutivos e na saúde das mulheres
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar