Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participou de reunião anual com Opas e Bireme


24/07/2023

Luisa Picanço (VPEIC)

Compartilhar:

Na última semana, dia 11/7, a Fiocruz participou de uma reunião com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Opas/OMS (Bireme) em São Paulo. Entre os destaques do encontro, foi apresentada a estratégia 2023-2025 da Bireme, assim como um retrato atual da operação das Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVSs) parceiras da instituição. 

O diretor da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, ressaltou durante o encontro a importância de reunir as ações da Bireme com as da Opas/OMS.

A coordenadora de comunicação e informação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Vanessa Jorge, reafirmou na reunião a importância da parceria e compromisso feitos entre a Bireme e a Fiocruz, que incluem o fortalecimento das instâncias BVS coordenadas por meio do Instituto de Comunicação, Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz); desenvolvimento e uso de recursos educacionais abertos, difusão de conceitos contextualizados de comunicação científica em saúde, e ainda, a comunicação efetiva dos produtos e serviços desenvolvidos na cooperação técnica interinstitucional entre a Fiocruz e a Bireme/Opas/OMS.

Na mesma semana, o presidente da Opas veio à Fiocruz para assinar dois acordos: um para o apoio a estudos para o desenvolvimento da vacina de mRNA contra a Covid-19 e outro de cooperação técnica no campo das Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI) conforme divulgado no portal da Fiocruz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto de rede social do diretor da Opas, Jarbas Barbosa, durante a reunião.

Voltar ao topoVoltar