Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa do primeiro treinamento nacional para sequenciamento genético


02/12/2022

Gustavo Mendelsohn de Carvalho (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A Rede Genômica Fiocruz participou, de 21 a 25 de novembro, do 1º Treinamento da Rede Nacional de Sequenciamento Genético, oferecido pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVS-MS). A capacitação, que contou com profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacen) de diversos estados brasileiros, teve como objetivo atualizar sobre os novos protocolos do sequenciamento genômico do Sars-CoV-2. A Rede Genômica Fiocruz segue atuando em iniciativas semelhantes ao longo da pandemia.

A atividade visa também descentralizar e estruturar a Rede Nacional de Vigilância Genômica e tem apoio financeiro da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), garantindo bolsas para a formação teórica e prática de bioinformatas na atuação na área. Com o fornecimento de equipamentos, computadores e insumos que são necessários aos Lacens para o processamento das amostras, o treinamento deve auxiliar na identificação de novas variantes da Covid-19.

Pesquisador da Fiocruz Pernambuco e da Rede Genômica Fiocruz, Tulio de Lima Campos foi um dos professores do treinamento. "É muito importante compartilhar com representantes de vários Lacens do Brasil conhecimentos em ferramentas de bioinformática e visualização de dados genômicos”, afirmou. “Iniciativas como esta estruturam e fortalecem o Sistema de Vigilância em Saúde do Brasil e o [Sistema Único de Saúde] SUS, tanto em relação ao Sars-CoV-2 quanto a outros agravos, auxiliando os gestores de saúde nas tomadas de decisão", acrescenta. 

Também atuaram na capacitação Paola Resende e Ighor Leonardo Arantes Gomes do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo (IOC/Fiocruz), que também participam da Rede Genômica Fiocruz. 

Voltar ao topoVoltar