Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa do II Urb Favelas – Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas

Foto de criança de costas olhando para um barraco de madeira em favela, com aplicação de cor e marca do evento

22/11/2016

Por Luiza Gomes - Cooperação Social

Compartilhar:

Entre os dias 23 e 26 de novembro, a Fiocruz participa do II Urb Favelas – Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas, na UERJ e no Museu da UFRJ, na Quinta da Boa Vista. O evento debate os avanços e desafios de políticas de urbanização de favelas, passando por temas como o interesse social da habitação, regularização fundiária, entre outros. A Fundação Oswaldo Cruz participa, por meio da Coordenadoria de Cooperação Social, Campus Fiocruz Mata Atlântica, e Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação, na organização e na coordenação de algumas atividades.

O II Urb Favelas conta com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) e sua realização envolve um conjunto de mais de 20 organizações, dos campos acadêmico, movimentos sociais, ONGs, instituições profissionais e governamentais. Pesquisadores, técnicos e dirigentes do setor público e privado, movimentos sociais, estudantes e lideranças de periferias estarão reunidos com o objetivo de chamar a atenção sobre as particularidades dos processos de urbanização desses locais da cidade.

A programação inclui palestras e conferências, mas também apresentação de trabalhos, narrativas de moradores, lançamento de livros, atividades culturais, exposições de filmes e fotos, sessões especiais e visitas técnicas.

A exposição fotográfica O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds, que conta com curadoria da Casa de Oswaldo Cruz, é uma das atividades culturais previstas para os dias 23, 24 e 25. O laboratório de etnografia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS-UFRJ) leva a exposição Favelas cariocas e bidonvilles parisienses, e o Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ), com apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil, apresenta o Revelações Olímpicas.

Além das exposições, haverá exibição de documentários produzidos por moradores e movimentos sociais sobre o tema do evento, e exposição permanente de e-posters – projetos de intervenção resultantes de pesquisa e que apresentam inovações metodológicas, tecnológicas e de gestão – no hall do Horto Botânico, na Biblioteca do Museu Nacional da UFRJ.

No dia 25, o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz Valcler Rangel participará como debatedor da mesa “Como será o amanhã? Urbanização de favelas: das lições das experiências às perspectivas de futuro”.

 A programação do dia 26 – último dia de evento – levará os participantes por visitas de campo divididas por eixos, de 9h às 17h: na Zona Oeste, serão visitadas Vila Autódromo e Colônia Juliano Moreira; no subúrbio, as comunidades de Manguinhos; na Baixada Fluminense, Jardim Gramacho, Parque das Missões e Vila Beira; na Tijuca e Zona Sul, serão visitados o Morro do Borel/ Indiana, Chapéu Mangueira/ Babilônia; no eixo Centro e Região Portuária, o Morro da Providência, as ocupações Manoel Congo, Quilombo das Guerreiras e o Instituto dos Pretos Novos. Os grupos responsáveis pelos roteiros serão formados por um membro do poder público responsável pelo projeto de intervenção em foco, um pesquisador que tenha avaliado o impacto desse projeto, e moradores e lideranças locais.

Serviço:

II Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas (Urb favelas)
Dias: 23, 24, 25 e 26 de novembro
Horário: 8h às 22h
Locais: UERJ e Museu Nacional da UFRJ, na Quinta da Boa Vista
Acesse a programação completa: http://www.urbfavelas.org.br/
A inscrição pode ser feita nos dias do evento.  

Voltar ao topoVoltar