Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa de encontro brasileiro de repositórios digitais

Imagem com metade de cima com losangos coloridos e com a metade de baixo com um fundo laranja e texto em cor branca escrito:  Implementando um repositório de dados no contexto da Ciência Aberta: a experiência da Fiocruz / Vanessa Jorge / Coordenadora de Comunicação e Informação / Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação / Rio de Janeiro, 09 de agosto de 2022

15/08/2022

Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

De 9 a 11 de agosto aconteceu o I Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais com a participação da equipe da Ciência Aberta da Fiocruz. O tema do encontro é Ciência Aberta e Repositórios Digitais com o objetivo de falar da importância do trabalho em rede, além de promover uma troca de experiências entre as instituições participantes. 

Algumas autoridades que trabalham com repositórios digitais como reitores de diferentes universidades federais e estaduais, assim como a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, Cristiani Machado, participaram da abertura do evento na manhã do dia 9. Cristiani destacou a importância deste encontro que pode facilitar o trabalho de diferentes instituições por meio da troca com outros lugares que já têm um repositório de dados mais avançado.

No dia 9 também foi a vez de Vanessa Jorge, Coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC mostrar a experiência e os desafios na implementação do "Arca Dados” - repositório oficial da Fiocruz – falando do início do projeto, da participação da comunidade técnico-acadêmica, do estabelecimento de instâncias de governança e dos potenciais e benefícios do repositório atualmente. Todas as apresentações estão disponíveis no YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Assista aqui as palestras do dia 9/8

No dia 10 foi discutida a “Preservação Digital de Repositórios” e “Repositórios de Dados de Pesquisa”. Assista aqui as palestras do dia 10/8.

No dia 11 o tema foi: “Incubadora de Repositórios de Dados e Curadoria e Qualidade nos Repositórios”. Assista aqui as palestras do dia 11/8.
 

Voltar ao topoVoltar