07/03/2013
Motivada pela realidade vivida pelo Haiti após o forte terremoto que sofreu em 2010, a Fiocruz desenvolve diversas ações no setor da saúde para mulheres naquele país, por meio da cooperação tripartite Brasil-Cuba-Haiti. Uma delas é a formação em epidemiologia de serviços, direcionada a profissionais de saúde dos dez departamentos sanitários haitianos, promovida desde julho de 2012 e que tem abordado uma série de temáticas voltadas a questões de gênero.
O quarto módulo do curso será realizado entre 22 de abril e 5 de maio deste ano, com o propósito de fortalecer o sistema de saúde no país, formando profissionais para atuar nos Espaços de Educação e Informação em Saúde (EEIS), que serão construídos para análise sistemática da situação de saúde da população, planejamento e execução de pesquisas operacionais e elaboração de políticas públicas locais.
O curso será ministrado por profissionais da Fiocruz, por meio da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Direção de Epidemiologia e Laboratórios de Pesquisa (Dels) do Ministério da Saúde e da População do Haiti (MSPP).
Ao todo, serão construídos 11 EEIS, que vão servir para a vigilância epidemiológica, com uma base consistente de informações em saúde, além de contar com sala de aula e laboratório de informática para análise periódica dos dados coletados e processados.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.