Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa da Semana Nacional de Humanização


04/04/2014

Compartilhar:

Entre 7 e 11 de abril, o Ministério da Saúde realiza em diferentes cidades brasileiras a Semana Nacional de Humanização, em continuidade às celebrações de 10 anos da Política Nacional de Humanização (PNH), iniciadas em 2013. Mais de 700 atividades foram propostas por instituições que constituem a rede de saúde do país, com o objetivo de estimular a mobilização e a reflexão de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre avanços e desafios para a humanização.

A Semana Nacional de Humanização foi pensada a partir dos eixos da participação social, trabalho e gestão do SUS. A programação inclui a realização de debates e atividades culturais, com a transmissão de alguns deles em tempo real pela Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS. A Fiocruz também integra esta iniciativa, com ações propostas pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) e pelo Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal) no Rio de Janeiro.

O IFF reúne uma programação diversificada, buscando compartilhar suas experiências e boas práticas em humanização. Neste sentido, participa de debates organizados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 7 e 8 de abril, com a presença do pediatra Eduardo Novaes no painel Humanização e suas Tecnologias de Cuidado, apresentando o processo de implantação da PNH no instituto. Além disso, na sede do IFF, ao longo da semana, estão previstas rodas de conversa, oficinas e exposições.

Já o Cecal organiza no dia 10, às 14h, na sala de aula da unidade, no campus Fiocruz Manguinhos, uma roda de conversa sobre a PNH e a Rede HumanizaSUS, com a participação de Élida Azevedo Hennington, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC) e professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp). Durante a atividade, organizada por Luci Alves, coordenadora da seção de Saúde do Trabalhador do Cecal, também serão apresentadas práticas de humanização implementadas para os colaboradores, com a criação do grupo musical do centro.

A roda de conversa do Cecal é aberta à comunidade da Fiocruz e, para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail rh_cecal@fiocruz.br.  

Veja mais informações sobre a programação da Semana Nacional de Humanização no IFF e no estado do Rio de Janeiro

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar