Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa da Semana Internacional de Acesso Aberto 2022


20/10/2022

CCS

Compartilhar:

Entre os dias 24 e 27 de outubro a Fiocruz sediará a Semana Internacional de Acesso Aberto 2022. O tema desta edição é Acesso Aberto para a Justiça Climática. O encontro reforça o compromisso institucional com a Ciência Aberta e com o Acesso Aberto como ações que servem para compartilhar conhecimento e diminuir impactos das mudanças climáticas.  

Desde 2014, a Fundação estabelece uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, para fortalecer os mecanismos de preservação e visibilidade de sua produção científica, aumentar o impacto e contribuir para o desenvolvimento da ciência. 

Confira abaixo os temas que serão discutidos na Fiocruz:

Na segunda-feira (24/10), às 9h, ocorre a Apresentação das Plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz: Arca Dados e FioDMP. O evento será transmitido pelo YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. 

Na terça-feira (25/10), às 9h30, acontece o evento Promoção de Territórios Sustentáveis e Saudáveis: articulando Ciência Cidadã e Ciência Aberta, promovido pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), com transmissão pelo YouTube da Ensp/Fiocruz. Na parte da tarde, às 14h, também em formato virtual, ocorrerá a palestra Desafios do acesso aberto para a justiça climática, organizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). 

Na quarta-feira (26/10), às 9h30, haverá a apresentação do Portal de Periódicos da Fiocruz com novas funcionalidades para facilitar o acesso aberto. Na parte da tarde, às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) fará uma aula aberta com o tema Democracia e soberania na sociedade digital. 

Na quinta-feira (27/10), às 14h, ocorrerá o evento Gestão de dados de pesquisa no âmbito da Ciência Aberta, organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), e as inscrições podem ser feitas no site da EPSJV.
 

Voltar ao topoVoltar