18/09/2023
Vinicius Ameixa
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentará, hoje, dia 18 de setembro, o significativo papel da ciência brasileira na busca pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) durante o SSUNGA78 - Cúpula de Ciência na 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento acontece em Nova York (EUA) de 12 a 29 de setembro, simultaneamente à 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU, enfocando a centralidade da ciência e sua contribuição para o alcance dos ODS e da Agenda 2030. Estão programadas mais de 300 sessões de palestras, sendo 200 em formato híbrido e o restante exclusivamente online.
O SSUNGA78 visa debater as condições políticas, regulatórias e financeiras para que os mecanismos científicos possam operar globalmente e eficazmente, apoiando o cumprimento dos ODS. A descoberta científica por meio da análise de conjuntos massivos de dados é uma realidade evidente. Os organizadores ressaltam a necessidade de impulsionar a colaboração entre as nações para a geração e compartilhamento de dados de pesquisa, desenvolvimento e inovação, especialmente nos temas que compõem a Agenda 2030.
A participação da Fiocruz é uma iniciativa promovida pela Rede ODS Embrapa e articulada em cooperação com o Governo Federal. Com o intuito de demonstrar o significativo papel da ciência brasileira no alcance dos ODS, o pesquisador Glauco de Kruse Villas Bôas, representando a Fiocruz, protagonizará duas sessões no dia 18/09, intituladas "Innovation in biodiversity and the requirements of a new ecological paradigm" (Inovação na biodiversidade e os requisitos de um novo paradigma ecológico) e "Eco-innovation in the context of Health and Biodiversity: A reflection focused on práxis" (Eco-inovação no contexto da Saúde e Biodiversidade: uma reflexão focada na práxis). Segundo Villas Boas: “para se chegar a uma economia verde de baixo carbono é necessário pensar em Inovações a partir da biodiversidade que garantam de fato uma mudança no modo de produção e consumo no mundo”, e complementa: “a relação entre biodiversidade e saúde deve partir de estruturas organizacionais capazes de realizar a eco inovação em medicamentos da biodiversidade, o que carece de política pública e investimento”.
A participação ativa da Fiocruz no SSUNGA78 demonstra o compromisso do Brasil em contribuir significativamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 estabelecidos pela ONU, reforçando a importância da ciência no contexto global. Além da Fiocruz, as sessões contarão com apresentações de pesquisadores e especialistas do Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
INCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO:
A participação, como ouvinte, é aberta a qualquer pessoa.
Para assistir ao evento, é necessário fazer um registro gratuito na página oficial, em inglês, seguindo o passo a passo acessível nos links das sessões.
Para obter mais informações sobre o evento e como se inscrever, acesse:
Inscrições: https://www.embrapa.br/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-ods/ssunga78/inscricoes
Mais informações: https://sciencesummitunga78.sched.com/