21/10/2008
Fiocruz na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília
Um passeio interativo pelo universo da saúde pública brasileira. É isso o que propõe o estande Saúde: Evolução e Diversidade, montado pela Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde na 5ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília.
Aberto à visitação do público nesta segunda-feira (20), o estande conta uma série de atividades. Um delas é um jogo estilo passa ou repassa. Voltado para os adolescentes, o jogo de perguntas afere os conhecimentos sobre o SUS que os jovens receberam ao longo da visita ao nosso estande.
No passeio, os alunos ainda conferem, por meio do mini-laboratório de Bio-Manguinhos, todo o processo de fabricação de vacinas. São feitas diante do público as vacinas contra febre-amarela e sarampo. Mais à frente, os visitantes são apresentados ao Inspetor Silva. Personagem criado pelos alunos de um curso promovido pelo programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília, o Inspetor é um aliado da Vigilância Sanitária.
Os visitantes mirins estão participando de uma oficina de vídeo conduzida por uma equipe da Videosaúde Distribuidora. Além de verificarem como são feitos os vídeos que falam sobre saúde, as crianças ainda brincam com o zoo-fenaquistoscópio. Trata-se de um brinquedo óptico para aprender os primeiros passos da imagem em movimento. O estande, que tem
Outra atividade mostra a influência do meio ambiente sobre nossa saúde. Na maquete Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida, o visitante é convidado a alterar as peças que representam o cerrado e, com a ajuda de um jogo de cartas, descobrem os impactos ambientes.