Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

22/08/2019

Fiocruz ministrará cursos para profissionais do Sergipe

Diretores do ITPS e INCQS reunidos

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Em conformidade com a política institucional de atualização e capacitação de profissionais de vigilância sanitária de todo o país e com o princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) de descentralização das ações, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) irá ministrar cursos e treinamentos para técnicos do Instituto Tecnológico de Pesquisa do Estado Sergipe (ITPS). A parceria foi estabelecida no dia 15 de agosto, em visita do diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, ao INCQS.

O acordo de cooperação técnico-científica entre os dois institutos se iniciará envolvendo a área de química, mais especificamente, o oferecimento, por parte do INCQS, de cursos e treinamentos em análise de agrotóxicos.

Futuramente a parceria abrangerá outras áreas, como frisou o diretor-presidente do ITPS. “A ideia inicial é fazer um treinamento específico para a equipe que trabalhará com as análises de agrotóxicos. Gradualmente, vamos levantar as demandas dos demais laboratórios e fazer treinamentos específicos para cada um deles, ofertando a todos os setores capacitações oriundas do INCQS, que é uma instituição de referência”, declarou.

O diretor do INCQS, Antonio Eugenio de Almeida, também ficou satisfeito com o acordo de cooperação técnica, destacando o ineditismo da ação colaborativa com a instituição do Sergipe. “O nosso Instituto não tinha muita articulação com instituições do Sergipe, então foi um passo importante para ampliar a nossa área de atuação e de conhecimento, bem como a oportunidade de contribuir para a capacitação de profissionais que estão distante do Rio de Janeiro, onde o INCQS se localiza”, enfatizou.

Além dos dois diretores, participaram da reunião que estabeleceu a parceria, a vice-diretora de Vigilância Sanitária do INCQS (VDVisa), Célia Romão; o assessor técnico da Direção, Armi Nóbrega e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (PPGVS), Katia Leandro.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar