Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica tem novo coordenador executivo


10/04/2023

Isis Breves (Campus Mata Atlântica)

Compartilhar:

O biólogo Ricardo Moratelli é o novo coordenador executivo do Campus da Fiocruz Mata Atlântica (FMA). A nomeação foi publicada na Portaria n° 220 (17/03/2023) da Presidência da Fiocruz, que estabelece a responsabilidade pela coordenação do Programa de Desenvolvimento do Campus da Fiocruz Mata Atlântica, no âmbito da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS).

Como principais desafios na Coordenação da FMA, Moratelli destaca a “continuidade às ações territorializadas nos campos da pesquisa, do desenvolvimento de tecnologias e de promoção da saúde, que contribuam para a construção de um território saudável e sustentável na região de influência da Fiocruz Mata Atlântica, considerando a atuação de nosso Programa nos campos da Saúde Urbana, Saúde Ambiental, Integralidade e Cooperação Social”.

Ricardo Moratelli(Foto: Lin Lima/Campus Mata Atlântica)

De acordo com Moratelli, um dos objetivos é fortalecer a Fiocruz Mata Atlântica, por meio da Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica (EFMA), como campus avançado e plataforma para pesquisas na interface entre biodiversidade e saúde. “A EFMA é parte do Campus Fiocruz Mata Atlântica e está inserida no maior remanescente de floresta urbana do planeta, a Pedra Branca, o que propicia um ambiente único para pesquisas na interface entre biodiversidade e saúde, além de servir como espaço para a experimentação de tecnologias que auxiliem na melhoria da qualidade de vida das comunidades adjacentes ao Campus”.

Currículo

Moratelli é biólogo de vida silvestre com mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutorado em Zoologia pelo Museu Nacional e Treinamento pós-doutoral no Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos. Desde 2006, é tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz, integrando a equipe do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica desde 2010. Atua como coordenador adjunto do Programa de Pesquisa Translacional em Saúde Única (Fio-Saúde Única). É também docente e orientador de alunos de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Biodiversidade e Saúde, Fiocruz, já tendo formado 11 mestres e doutores.

O biólogo desenvolve pesquisas sobre diversidade de morcegos neotropicais, circulação de patógenos em mamíferos, coexistência humano-animal e levantamentos biológicos e conservação da biodiversidade na Mata Atlântica. Publicou mais de 80 artigos e capítulos de livros. Foi presidente, por dois mandatos, da Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros, nas gestões 2010-2013 e 2015-2017 e, desde 2021, é editor-chefe da Zoologia, revista da Sociedade Brasileira de Zoologia.

Voltar ao topoVoltar