08/08/2023
Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)
Nos dias 25, 26 e 27 de julho aconteceu a primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Fiocruz Mata Atlântica, organizada pela Comissão Interna de Segurança e Saúde no Trabalho (CISST). O objetivo do evento foi levar informação aos trabalhadores do campus e oferecer um momento de reflexão e bem-estar físico e mental, para auxiliar na conscientização sobre a importância da segurança e da saúde no trabalho, reforçando que um ambiente seguro e saudável ajuda a prevenir a ansiedade e outros transtornos psíquicos, auxilia na promoção da qualidade de vida e previne acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
“Dia 27 de julho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho", lembra a coordenadora da CISST, Stella Martins. "Para comemorar a data, foram promovidos os Seminários de Segurança e Saúde no Trabalho, que marcam a primeira edição da Semana. O evento faz parte das atividades desenvolvidas pela CISST para a promoção e proteção à saúde e de qualidade de vida dos trabalhadores do campus”.
Além de Stella, participaram da mesa de abertura a coordenadora da Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Adriana Miranda de Castro, do coordenador executivo da Fiocruz Mata Atlântica, Ricardo Moratelli, das representantes da Asfoc, Lucia Helena da Silva, e da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), Flavia Soares Lessa.
“A Semana reuniu especialistas da Fiocruz e externos em diversas áreas dos campos da saúde e segurança do trabalho", destaca Moratelli. "Ela compõe um conjunto de ações para a promoção da saúde voltado para as trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz Mata Atlântica, incluindo servidores e terceirizados das diferentes unidades que atuam no campus e bolsistas de projetos. Temos um longo histórico de promoção da saúde para as comunidades onde atuamos e agora estamos fortalecendo a promoção da saúde entre nossos trabalhadores, o que entendemos como essencial e prioritário. Nesse contexto, este evento, que será de caráter anual, é o momento de imersão na temática da saúde e segurança no trabalho, além de levantar outros temas de relevância para a melhoria da qualidade de vida. Outras ações descentralizadas, como a oferta de práticas integrativas e complementares em saúde e cursos de capacitação voltados para temáticas específicas nossas, também vêm sendo planejados pela Comissão Interna de Segurança e Saúde no Trabalho”.
A SIPAT teve como temas Ergonomia, palestra ministrada por Suzana Seroa da Motta Lugão e Simone Lopes Santa Isabel Ricart; Ambiências, palestra de Marta Ribeiro Valle Macedo, Stephanie Livia de Souza da Silva e Ana Paula Gama. do Núcleo de Ambiências e Ergonomia da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe); palestra teatralizada motivacional sobre o autocuidado, Leve coisas boas na bagagem, com a empresa Atitude com arte; Infecções Sexualmente Transmissíveis, com a médica do Núcleo de Saúde do Trabalhador de Bio-Manguinhos. Cláudia Lessa Ziade; A Importância da Higiene para a Saúde e da Utilização de EPI para a Segurança do Trabalhador, com Flávia Soares Lessa,médica do Núcleo de Saúde do Trabalhador (NUST/Fiocruz); Assédio Moral, com Marisa Augusta Ferreira, coordenadora do CST; e Resgate em áreas remotas e primeiros socorros, com o bombeiro Marcelo Fernandes, do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre a CISST da Fiocruz Mata Atlântica:
A Comissão Interna de Segurança e Saúde no Trabalho (CISST) foi instituída, em março de 2023, para atuar nas questões relacionadas à segurança do trabalho, à biossegurança e à saúde dos trabalhadores do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica - PDCFMA. Os objetivos gerais da CISST são desenvolver ações com foco em melhorar as condições de trabalho, prevenir acidentes laborais, restabelecer os exames periódicos e promover a saúde do trabalhador. A prevenção de acidentes e de danos à saúde relacionados ao trabalho deve integrar a eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho com estímulo a capacitação e a educação continuada dos seus trabalhadores. Dentre as atividades desenvolvidas pela CISST estão planejamento de ações educativas, campanhas e palestras de promoção, e proteção à saúde e de qualidade de vida para os trabalhadores do campus.