Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica promove ação territorializada na SNCT


17/10/2023

Isis Breves (PDCFMA)

Compartilhar:

O Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica (PDCFMA) vai oferecer aos participantes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) uma imersão nas pesquisas, tecnologias sociais e ações de conservação e restauração ambiental, controle de zoonoses, educação ambiental e promoção da saúde pautadas pela Agenda 2030. Essas ações, desenvolvidas sob a abordagem da Saúde Única, são o tema da edição local da SNCT 2023. O evento é voltado para as escolas e moradores da região e ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, de 9h às 16h.

Curso de botânica oferecido pelo Campus Fiocruz Mata Atlântica (Foto: PDCFMA)
 

Maior evento nacional de popularização da ciência, a SNCT 2023 tem como tema Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. O tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). A Fiocruz Mata Atlântica está localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na borda da maior floresta urbana do mundo – a Floresta da Pedra Branca.

Os visitantes poderão conhecer parte do bioma da Mata Atlântica e a importância de sua conservação e restauração; alternativas não convencionais de saneamento e tratamento de água; habitação saudável para promoção da saúde; reaproveitamento integral dos alimentos; e descarte correto do lixo orgânico e do resíduo reciclável. Estão programadas exposições sobre morcegos e serviços ecossistêmicos, abelhas nativas sem ferrão e sua importância para a preservação do bioma, cine e roda de conversa sobre biodiversidade, oficinas de velas e de sabão para reaproveitamento do óleo vegetal usado na cozinha, atividades do Clubinho da Mata para o público infantil, além do lançamento do Catálogo Único de Serviços da Colônia com informações dos dispositivos públicos do território. A Trilha Interpretativa, que trabalha a compreensão e responsabilidade de cada um de nós na conservação ambiental, receberá também estudantes de escolas agendadas previamente.  

Além disso, a exposição Nós do Mundo, do Museu da Vida da Fiocruz estará no campus trazendo as temáticas das mudanças climáticas, matrizes energéticas, consumismo, desigualdades sociais e desenvolvimento sustentável. Esses temas são essenciais para compreender a relação do ser humano com o ambiente na agenda política mundial.  Nós do Mundo foi idealizada pelo Museu da Vida em parceria com o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim) e com colaboração de Furnas. A exposição traz a situação de desiquilíbrio na relação humano-natureza e a busca por alternativa sustentáveis.  

Na exposição será trabalhado o conceito de Saúde Única sob uma perspectiva lúdica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Saúde Única como “uma abordagem para desenvolver e implementar programas, políticas, leis e pesquisas na qual múltiplos setores se comunicam e trabalham juntos para alcançar melhores resultados na saúde pública”.

Como parte da programação da SNCT, a Fiocruz Mata Atlântica também integrará a Caravana Bem Viver na Fiocruz, que tem como finalidade ampliar o diálogo sobre territórios sustentáveis e saudáveis, trazendo a experiência enriquecedora das comunidades tradicionais para dentro da própria instituição. A iniciativa é liderada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), por meio do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). 

O público-alvo da SNCT na FMA são os estudantes das escolas do território e moradores das comunidades do entorno, porém todos (de todas as idades) são bem-vindos.  Sustentabilidade e saúde são as palavras-chave da Fiocruz Mata Atlântica para a SNCT.

Voltar ao topoVoltar