Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança três novos cursos de pós-graduação stricto sensu


19/09/2005

Compartilhar:

Fiocruz lança três novos cursos de pós-graduação stricto sensu

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, no dia 19 de setembro, os cursos de mestrado e doutorado do novo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), e o mestrado profissional em Vigilância Sanitária, do Instituto de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Eles se juntarão aos 28 mestrados e doutorados oferecidos pela Fiocruz.

Os cursos da Ensp, que começará a inscrever candidatos a partir do dia 23 de setembro, receberam conceito cinco na avaliação da Capes, que vai até sete. Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, Sergio Koifman, a nota elevada é fruto da tradição e da excelência dos pesquisadores e grupos envolvidos.

"A avaliação indica um alto nível de desempenho acadêmico. Basta lembrar que apenas nove dos 174 novos cursos aprovados obtiveram resultado semelhante", lembra Koifman. O novo Programa englobará as áreas de concentração em epidemiologia ambiental, toxicologia e gestão de risco. Na seleção deste ano serão oferecidas 11 vagas para o doutorado e 12 para o mestrado. O edital será divulgado até o início das inscrições.

Enfatizando a área de qualidade de produtos em saúde, o mestrado profissional em Vigilância Sanitária é voltado para profissionais experientes do sistema de vigilância em saúde. O curso prioriza as questões levantadas no trabalho, utilizando uma abordagem multidisciplinar.

"Nossa idéia é ser um espaço para que o profissional associe pesquisa e prática, a fim de encontrar respostas para problemas formulados a partir da observação das suas atividades diárias", explica Maria Helena Villas-Boas, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Vigilância Sanitária do INCQS, que já inclui cursos de mestrado acadêmico e doutorado.

Voltar ao topoVoltar